A Universidade Federal de Juiz de Fora do Campus de Governador Valadares (UFJF/ GV), em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), promoveu no dia 11/8, por meio de drive thru, a doação e distribuição de 2.320 unidades de Face Shield (protetor facial), produzidas pela Faculdade de Arquitetura da UFJF para profissionais de saúde dos 51 municípios que compõem a Macrorregião Leste. A ação é resultado das ações pactuadas no Comitê Macroleste em que a universidade participa e faz parte das atividades do programa de extensão da UFJF “Covid Zero”, criado para reforçar o combate à pandemia do novo Coronavírus.

Crédito: Frederico Bussinger

O diretor-geral  da UFJF/GV, Peterson Andrade, salientou a participação da instituição no enfrentamento da Covid-19:  “O programa Covid Zero da UFJF está buscando de várias formas oferecer todo o suporte necessário e possível aos profissionais da saúde, seja com doação de Equipamento de Proteção Individual (EPI), capacitação de profissionais, divulgação de informações científicas e promoção de comportamentos adequados para a prevenção da contaminação no ambiente de trabalho, doméstico ou comunitário”, enfatizou.

Ainda segundo Peterson, a doação das unidades de Face Shield para esses 51 municípios fortalece “nossa vocação regional com uma ação prática para toda região leste do estado de Minas Gerais. Em resumo, uma nova cultura interfederativa e interinstitucional foi estabelecida com essa ação e, também, outras ações estão em andamento para a promoção desse suporte aos serviços de saúde,  aos gestores municipais e à Superintendência Regional de Saúde de Valadares”.

O superintendente da SRS-GV, Rômulo Batista Gusmão, ressaltou a importância da universidade nas ações de saúde no enfrentamento do novo Coronavírus: “A UFJF/GV tem efetivamente exercido seu papel social e estratégico no combate à Covid-19 na região Macroleste, numa  atuação que extrapola os muros da universidade e que impacta na vida de quase 700 mil usuários do SUS da região. Essa parceria com a SRS-GV permitiu a entrega pela instituição dessas unidades de Face Shield para 100% das nossas equipes de Atenção Primária, dos 51 municípios da Macro, incluindo os quase mil agentes comunitários de saúde”, frisou.

O superintendente salientou ainda que, além da entrega de insumos estratégicos, a UFJF/GV vem também atuando em ações de capacitação de técnicos de saúde municipais, produção técnica de boletins e apoio à discussão de legislação voltada para o Direito Sanitário. “Por tudo isso,  manifesto aqui nosso agradecimento especial ao apoio irrestrito que todo o corpo docente da universidade,  alunos e  direção do Campus GV vem fornecendo à SRS-GV e a todo o nosso território”, enfatizou.

Por sua vez, o secretário municipal de saúde de Aimorés, Carlos Vinícius Ernanes Patrício, cidade que depois de Governador Valadares recebeu a doação do maior número de insumos, reconheceu a iniciativa da universidade: “O município de Aimorés agradece à UFJF pela  doação dessas máscaras Face Shield, essenciais para a segurança de nossas equipes de saúde e para a contribuição de um SUS cada dia melhor”, finalizou.

Por Frederico Bussinger