Na segunda-feira, 10/02, o Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena realizou uma reunião com gestores e coordenadores de Vigilância Epidemiológica dos municípios para apresentação e alinhamentos de temas da área.

Após a abertura realizada pelo superintendente regional de Saúde, Renato Soares dos Reis, e da coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Barbacena, Daniela Siqueira, o coordenador de Vigilância Epidemiológica da SRS, Márcio Heitor Stelmo explicou o objetivo da reunião. Segundo ele, “o evento visa apresentar e discutir tanto o fundamento de nossas atividades, quanto as diretrizes de trabalho para o ano corrente”. “Foi feita uma apresentação geral de todas as áreas da Vigilância Epidemiológica, incluindo controle de vetores, vigilância ambiental, imunização, doenças e agravos de notificação, óbitos, nascimentos, saúde do trabalhador, entre outros”, completou.

Foto: Priscila Rezende

 

Vigilância Epidemiológica

As ações de vigilância epidemiológica compreendem as informações, investigações e levantamentos necessários à programação e à avaliação das medidas de controle de doenças e de situações de agravos à saúde. Inclui investigação epidemiológica de casos e epidemias, sistemas de informação em saúde, acidentes por animais peçonhentos, doenças e agravos transmissíveis, notificações, imunizações, infecções sexualmente transmissíveis, doenças e agravos não-transmissíveis, vigilância em saúde do trabalhador, vigilância ambiental e de zoonoses, entre outros.

As ações da Vigilância Epidemiológica necessitam de constante integração com as demais áreas da saúde, visando a troca de informações e a execução efetiva das ações propostas, tendo como resolutividade das ações a identificação de fatores de riscos, as ações de prevenção com a vacinação, o foco no diagnóstico precoce, a contenção de surtos e a realização do tratamento adequado.

Por Priscila Rezende