No dia 18 de maio, comemora-se o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A data traz na bagagem a história da luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental, principalmente ao combate à ideia de que era necessário isolar as pessoas com a adoção de tratamentos contraditórios, o que só aumentava os preconceitos relacionados à saúde mental.

Foi na década de 70 que o  Movimento da Reforma Psiquiátrica no Brasil teve início. O Encontro Nacional dos trabalhadores de Saúde Mental, em Bauru, no estado de São Paulo, e a I Conferência Nacional de Saúde Mental foram dois marcos importantes da luta pela reforma psiquiátrica no país.

A referência da Rede de Atenção Psicossocial da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis, Cecília Godoi, explica que  a substituição desse modelo manicomial  por um substitutivo  visou a ampliação de rede comunitária e territorial para que o usuário passasse a ter um acesso mais humanizado.

Hoje, a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) da macrorregião de saúde Oeste é composta por 393 equipes de saúde da família, vinte Centros de Atenção Psicossocial (Caps); sete  Centros de Atenção Psicossocial  álcool e outras drogas (Caps AD), três Centros de Atenção Psicossocial  Infanto Juvenil, dois Centros de Convivência e Cultura (CCC), uma Unidade de Acolhimento Adulto (UAA), três Serviços de Residência Terapêutica e 41 leitos de Saúde Mental em Hospital Geral.

Pontos da da RAPS na macrorregião

“Nós avançamos muito nesta substituição, mas é preciso lembrar que é uma luta diária e constante.  Hoje, os leitos de retaguarda em hospitais gerais são um marco, um avanço em Minas Gerais como uma proposta de substituição a estes leitos psiquiátricos", destacou Cecília Godoi.

Foto: SRS Divinópolis

A referência da RAPS detalha que bimestralmente ocorre a reunião de colegiado de saúde mental, um momento de troca de experiências e educação permanente. Cecília  relata que os municípios da região estão organizando ações para o dia 18 de maio.

“Os municípios irão realizar passeatas, caminhadas, atividades nas praças, passeios, viagens junto aos usuários. Alguns municípios, inclusive, participarão dos desfile em Belo Horizonte ”, finalizou Cecília.

Por Willian Pacheco