Com 3.783 internações realizadas neste ano e ocorrência de 335 óbitos, as Síndromes Respiratórias Agudas Graves – (SRAGs) carecem de atenção especial por parte dos serviços municipais de saúde do Norte de Minas, tanto no que se refere à notificação de casos, bem como o reforço das ações de vigilância em saúde com a realização de exames laboratoriais para a identificação dos vírus circulantes.

O alerta aos 54 municípios integrantes da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros é do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs). Durante a 5ª reunião do Comitê de Monitoramento de Eventos (CME) realizada na quarta-feira, 26 de junho, a coordenadora do Cievs Regional de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes, reforçou a importância das ações de prevenção contra as síndromes gripais. Isso porque, do total de internações realizadas neste ano, 376 casos envolveram crianças na faixa etária entre um e nove anos. Na sequência estão os idosos com idade entre 80 e 89 anos, totalizando 74 hospitalizações.

Dados da Coordenadoria de Regulação da SRS de Montes Claros dão conta de que das 3.783 internações realizadas neste ano, tendo como causa as síndromes respiratórias, as microrregiões que apresentaram a maior quantidade de hospitalizações foram: Janaúba/Monte Azul (811); Montes Claros (707); Brasília de Minas/São Francisco (487); Taiobeiras (432); Pirapora (297); Salinas (249) e Januária (203).

Entre as principais causas de internações registradas pelos hospitais de acordo com a Classificação Internacional de Doenças (CID) estão: pneumonia; broncopneumonia; pneumonia bacteriana; pneumonia causada por microorganismos e septicemia por streptococcus pneumonia.

Créditos: Pedro Ricardo

Ao destacar a importância da vacinação da população contra a gripe, Agna Menezes observa que a atualização dos cartões de vacinação contra a covid-19 também constitui medida importante, devido à circulação de novas variantes da doença. Dados do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep Gripe) apontam que neste ano 71 pessoas já foram hospitalizadas no Norte de Minas por causa de complicações causadas pela covid-19, com notificações de doze óbitos.

“A ocorrência de casos de gripe pelo vírus influenza tende a aumentar no período do inverno, bem como as internações. Porém, assim como outros vírus respiratórios, o SARS-CoV-2, causador da covid-19, continua circulando durante todos os períodos do ano, influenciada por vários fatores, entre eles a circulação das pessoas e a alta taxa de transmissibilidade. Daí a importância da população procurar as unidades de saúde para administração da vacina bivalente Ômicron-XBB 1.5, que protege contra as novas variantes da covid-19”, destaca Agna Menezes.

Arbovorises

Ainda durante a reunião do Comitê de Monitoramento de Eventos, o Cievs Regional de Montes Claros alertou os municípios sobre a manutenção das ações de vigilância epidemiológica e de saúde contra as Arboviroses (dengue, febre chikungunya, zika vírus e febre amarela), transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Apesar da diminuição de casos notificados nesta época do ano, alguns municípios ainda apresentam alta taxa de incidência, acima de 300 por 100 mil habitantes.

Até o dia 25 de junho o Norte de Minas contabilizou 69.929 casos prováveis de dengue, dos quais 24.469 foram confirmados por meio de exames laboratoriais. Até o momento 43 óbitos estão em investigação; dez foram confirmados e quatro descartados.

Também foram notificados neste ano 1.907 casos prováveis de febre chikungunya, dos quais 759 foram confirmados e um óbito está em investigação. Já em relação ao zika vírus, o Norte de Minas contabiliza 137 casos prováveis notificados.

Por Pedro Ricardo