A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, sediou nos dias 27 e 28/06, em seu auditório, as aulas práticas do curso de formação em auriculoterapia. O curso é oferecido em Minas Gerais desde 2018, mas é a primeira vez que acontece no polo de Juiz de Fora. A capacitação é oferecida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais.

Ao todo, a primeira turma inscrita para o polo de Juiz de fora, teve a participação de 168 inscritos. Estes profissionais que atuam na Atenção Básica pertencem não somente à macrorregião sudeste de saúde como também a outras regiões de Minas Gerais. Todos os inscritos participaram antes de uma etapa do curso à distância (EAD) com carga horária de 75 horas, constituído de cinco módulos sequenciais.

O curso foi ministrado pelo preceptor da Universidade Federal de Santa Catarina, Eduardo Nunes da Silva e também pela referência técnica de Promoção da Saúde e de Práticas Integrativas e Complementares na GRS de Itabira, Pollyana de Oliveira Silva. Para Eduardo, a capacitação é uma forma muito positiva para trabalhadores aprimorarem sua prática, introduzindo uma ferramenta acessível, efetiva e de excelente aceitação pelos usuários do SUS, no seu cotidiano assistencial.

Créditos: Nathália Silva

“A auriculoterapia aumenta, de forma segura e praticamente sem riscos, a adesão e efetividade dos tratamentos em saúde, com grande potencial para reduzir uso de medicações e melhorando o estado geral dos pacientes. O resultado esperado e que já é observado, dado que o curso já é oferecido há anos, é a ampliação da oferta e aplicação dessa prática no país, melhorando, de forma significativa, a qualidade do trabalho em saúde, no país todo e em Minas Gerais ", explica.

Já para a participante da capacitação, Almira Machado, enfermeira atuante na Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Recreio, o curso é uma oportunidade para ajudar os pacientes. “Com esse aprendizado, podemos ajudar o paciente a ser mais proativo no reconhecimento da sua condição de saúde, reduzindo os danos na sua saúde. O resultado irá refletir diretamente no âmbito familiar e social ", disse.

A referência de Promoção da Saúde e de Práticas Integrativas e Complementares da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, Ana Cláudia Figueiredo de Souza, observa que a oferta do curso de formação possibilita o aumento da capilaridade das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) no SUS, contribuindo para a resolubilidade do sistema, uma vez que a auriculoterapia pode proporcionar inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente.

“Com a inclusão de um indicador específico para as PICS no cofinanciamento das políticas continuadas de Promoção da Saúde (POEPS), Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) e Políticas de Promoção da Equidade, a capacitação dos profissionais auxiliará os gestores no cumprimento da meta e na captação de recurso financeiro, a fim de propiciar a implementação das práticas nos municípios”, pontuou.

Benefícios da Auriculoterapia

A auriculoterapia é uma das 29 Práticas Integrativas Complementares em Saúde (Pics) disponíveis no Sistema único de Saúde e pode trazer diversos benefícios para a saúde, contribuindo para a resolutividade da Atenção Primária à Saúde.

É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa que consiste na aplicação de agulhas esféricas finas, sementes de mostarda ou esferas (ouro, prata, bronze) em pontos específicos da orelha. A orelha é considerada um microssistema que reflete todo o corpo e seus órgão. Ao estimular os pontos na orelha, a Auriculoterappia busca equilibrar a energia do corpo e melhorar as funções dos órgãos internos. Em crianças e adolescentes ela contribui para reduzir o estresse, ansiedade e depressão, melhorar o sono, diminui náuseas e vômitos além de auxiliar na redução do Índice de Massa Corpórea (IMC) e do peso corporal.

Já em adultos e idosos contribui para reduzir o estresse e a ansiedade; melhorar o humor e o sono, aliviar dores de cabeça, musculares e articulares, diminuir náuseas e vômitos, controlar a pressão arterial, auxiliar na cessação do tabagismo, melhorar a digestão e o funcionamento intestinal, auxiliar na redução do IMC e do peso corporal e auxiliar no tratamento de doenças crônicas como obesidade, diabetes e depressão.

Para saber mais sobre as Práticas Integrativas e Complementares de Saúde acesse https://www.saude.mg.gov.br/pics

Por Roseli de Oliveira Alves