O seminário contou com a colaboração entre diferentes setores para discutir os cuidados oncológicos na região do Médio Piracicaba

Referências técnicas da Gerência Regional de Saúde (GRS) Itabira, participaram na última quarta-feira (26), no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), do 2º Seminário de Oncologia de Itabira, que teve como tema “Oncologia: Planejar e Projetar Ações para o Futuro”. O encontro contou com palestras e discussões, além de promover a troca de conhecimentos e experiências sobre os desafios e projeções de melhoria no acolhimento e no tratamento do câncer na região do Médio Piracicaba.

A referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde (CRAS) da GRS Itabira, Tatiana Gomes Vieira Fonseca, participou da atividade, com o objetivo de divulgar as ações voltadas ao fortalecimento da rede de atenção oncológica e estreitar parcerias para o acompanhamento e monitoramento dos serviços.

“Temos trabalhado em conjunto do Comitê Gestor Regional de Oncologia, que é composto por diversos setores da saúde, incluindo regulação, assistência e gestores das nossas microrregiões de saúde, reforçando a importância do trabalho conjunto para garantir a qualidade na assistência, no diagnóstico precoce e na rápida inserção dos pacientes nos tratamentos necessários”, ressaltou Tatiana.

Entre as iniciativas apresentadas no seminário, destacou-se a proposta de realizar capacitações para profissionais e gestores de saúde e o acompanhamento próximo dos indicadores de saúde. O foco atual é o processo de habilitação de um serviço de radioterapia em parceria com o Hospital Nossa Senhora das Dores, visando iniciar o funcionamento do serviço o mais rápido possível.

Ainda de acordo com a referência técnica, o Comitê Gestor Regional de Oncologia desempenha um papel central na coordenação dessas ações, promovendo parcerias entre os diversos setores e assegurando a qualidade e a garantia do atendimento ao usuário.

Créditos: Flávio A. R. Samuel

Já a Coordenadora de Acesso à Serviço de Saúde (Cases) da GRS Itabira, Daniela Carla Andrade, destacou que o evento foi muito produtivo, com contribuições valiosas dos profissionais do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) e da Comissão Municipal de Oncologia, que discutiram a regulação e o acesso dos pacientes tanto de Itabira quanto das outras microrregiões.

“O comitê gestor desempenhou um papel essencial ao facilitar a integração entre diferentes setores da saúde e garantir a qualidade e a eficiência no atendimento aos pacientes oncológicos. Durante as discussões, profissionais do Hospital Nossa Senhora das Dores e da Comissão Municipal de Oncologia compartilharam insights valiosos sobre os desafios enfrentados na regulação e no acesso aos serviços, enfatizando a importância de políticas públicas eficazes para assegurar um cuidado contínuo e abrangente”, pontuou ela.

Um dos pontos centrais do seminário foi o processo de habilitação de um serviço de radioterapia, em colaboração com o Hospital Nossa Senhora das Dores. Essa iniciativa demonstra o compromisso conjunto do município de Itabira em expandir e melhorar o acesso a tratamentos especializados, respondendo às necessidades crescentes da população local e das microrregiões adjacentes.

O seminário

O 2º Seminário de Oncologia de Itabira foi realizado pelo Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabira e foi marcado por discussões profundas sobre os avanços e desafios para o tratamento do câncer.

As palestras variaram entre técnicas, direcionadas ao público médico e à enfermagem e outros profissionais da saúde, a conteúdos ligados diretamente ao paciente como seus direitos de acesso ao diagnóstico e tratamento, conforme a legislação, e a captação dele na fase inicial da doença, aumentando a expectativa de cura em alguns casos de câncer.

O Seminário de Oncologia foi finalizado com um painel entre as profissionais palestrantes. Os participantes puderam fazer perguntas e tirar suas dúvidas que variaram desde o diagnóstico até o rastreio do tratamento.

Unacon

Com sete anos de funcionamento, a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) de Itabira, tem mostrado avanços significativos na qualidade do serviço e no atendimento, garantindo que os usuários tenham acesso ao tratamento em tempo oportuno. Esses progressos são essenciais para uma assistência eficiente e de qualidade.

Por Flávio A. R. Samuel