Com previsão de atender em quatro dias cerca de 3,5 mil pessoas residentes nas zonas urbana e rural, o 4º Mutirão da Saúde de Berizal contou nesta quinta-feira, 27 de junho, com a presença do secretário de estado da Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti Vitor; da secretária adjunta de estado da saúde, Poliana Cardoso Lopes; e da superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques. Eles foram recebidos pelo prefeito, João Carlos Lucas Lopes e pelo secretário municipal de saúde e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), Edvaldo Farias da Silva Filho.

Mutirão de Saúde em Berizal - Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG

O evento anual, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Berizal, começou no dia 25 e termina neste sábado, 29, com o atendimento de demandas da população em várias especialidades, entre elas odontologia, ortopedia, neurologia, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia, pediatria e ginecologia. Por meio do Mutirão o município também oferta à população a oportunidade de realizar vários tipos de exames laboratoriais, entre eles para diagnóstico dos cânceres de mama e de próstata.

Os atendimentos são realizados no Centro de Saúde, envolvendo profissionais de diversas áreas, entre eles médicos, enfermeiros e biomédicos. Em caso positivo de detecção de algum problema de saúde, o paciente é encaminhado para tratamento em serviços especializados.

Centro de Saúde de Berizal - Foto: Dirceu Aurélio/Imprensa MG

“O que a gente vê aqui em Berizal é o aproveitamento de todas as políticas públicas de saúde, com ações voltadas para a promoção e prevenção. Não é à toa que os indicadores de saúde de Berizal, levantados pelo Programa Previne Brasil, estão bem. Isso significa que o município está no caminho certo”, frisou Fábio Baccheretti.

O secretário lembrou que, nos últimos anos, a microrregião de Saúde de Taiobeiras tem apresentado crescente evolução na oferta de serviços de saúde de média e alta complexidade. Ao se referir ao fato de que  a fila de pacientes aguardando a realização de cirurgias eletivas em Berizal está quase zerada, Fábio Baccheretti reforçou que a Secretaria de Estado da Saúde quer “que essa região seja resolutiva nos aspectos relacionados ao atendimento das demandas da população. Que as pessoas não precisem andar longas distâncias para ter acesso a serviços de saúde de qualidade”.

Secretário de Estado de Saúde conversa com um dos médicos do mutir~~ao de Saúde em Berizal - Foto: Antônio Cotta

Nesse contexto, o secretário lembrou que, entre outras conquistas, a microrregião já viabilizou a implantação do serviço de hemodiálise no município de Taiobeiras, com investimento de R$ 4 milhões repassados pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG).  “Isso significa que os atendimentos das demandas da população serão mais próximos, com a redução dos sofrimentos”, concluiu Fábio Baccheretti.

Por sua vez, o secretário municipal de saúde, Edvaldo Filho, observou que, atualmente, por meio da atuação de Fábio Baccheretti, a SES-MG tem implementado ações voltadas para o atendimento de demandas não só dos grandes municípios mas, também, dos pequenos.

“Por isso, com o apoio do Governo do Estado nos últimos sete anos, Berizal evoluiu muito nos serviços de saúde, além de outras áreas como educação e assistência social. Com a realização do 4º Mutirão da Saúde o secretário e outros profissionais da SES-MG têm a oportunidade de conferir de perto o trabalho que está sendo feito nas ações de promoção e prevenção à saúde da mulher, do homem e das crianças”, conclui o secretário.

Por Pedro Ricardo