A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros sedia nesta quinta e sexta-feira, 27 e 28, a realização da etapa presencial e prática da formação em auriculoterapia. O curso é ofertado pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e Ministério da Saúde como parte integrante da estratégia da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde visando possibilitar aos municípios de todas as regiões do estado disponibilizar o serviço aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação está sendo ministrada pelos médicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Kólia Patrice Lacerda Gomes e Leonardo Azevedo. Da etapa presencial do curso participam profissionais de saúde que já passaram pela capacitação teórica, ministrada à distância, com duração de 75 horas aulas, divididas em cinco módulos.

Patrícia Lima Magalhães, referência técnica da Coordenadoria de Redes de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros, explica que o curso prático é parte do processo de fortalecimento da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares. Com a realização da etapa presencial os profissionais passam por revisão do conteúdo teórico e realizam a validação prática das técnicas de auriculoterapia. Neste ano as etapas presenciais estão acontecendo em quatro cidades polo do estado: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia.

Créditos: Pedro Ricardo

Em outubro de 2023, Montes Claros sediou a etapa prática do curso de auriculoterapia com a participação de 40 profissionais de saúde que trabalham em 27 municípios mineiros.

A técnica

A auriculoterapia é uma das 29 práticas integrativas que o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza aos municípios A técnica é uma especialidade da acupuntura que é parte essencial da medicina tradicional chinesa. É considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma terapia de microssistema, em que são mapeados mais de 200 pontos auriculares, os quais são utilizados para diagnóstico e tratamento de patologias que atuam no âmbito físico, mental e emocional para enfermidades agudas e crônicas.

O princípio da terapia é restaurar o equilíbrio da energia vital do paciente, restabelecendo a saúde. O terapeuta define os pontos, o método e a quantidade de sessões de acordo com a avaliação, diagnóstico e a necessidade de cada pessoa.

Créditos: Pedro Ricardo

Nos serviços de atenção primária à saúde a auriculoterapia tem sido usada em atendimentos individuais e coletivos para diversos tipos de problemas, após avaliação clínica pelas equipes de saúde da família. Ela pode ser usada como tratamento principal ou, mais comumente, em associação com outras terapêuticas, de modo a enriquecer as possibilidades de cuidado acionadas pelos profissionais.

Norte de Minas

No primeiro quadrimestre deste ano, 36 municípios da área de jurisdição da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros realizaram mais de 26 mil procedimentos de práticas integrativas e complementares. As localidades que se destacaram foram: Montes Claros (20.379 procedimentos); Jaíba (631); Pai Pedro (540); São João da Lagoa (492); Glaucilândia (438); Guaraciama (356); Cristália (265); Taiobeiras (241); Coração de Jesus (232); Gameleiras (229); Mirabela (216) e Rubelita (205).

“Com a realização de cursos teóricos e práticos a tendência é de que as práticas integrativas e complementares de saúde ganhem mais espaço nos serviços municipais de atenção primária. Isso porque, a Secretaria de Estado da Saúde tem disponibilizado apoio técnico, incentivo financeiro e materiais para viabilizar a implantação e expansão das práticas integrativas em todas as regiões”, observa Patrícia Magalhães.

Por Pedro Ricardo