A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Ituiutaba, participou, no dia 21/6, da inauguração do ambulatório especializado e leitos de saúde mental do Hospital da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu) no município de Capinópolis, na microrregião de Saúde de Ituiutaba. O ambulatório passou por obras para reforma, ampliação e criação de leitos destinados a pacientes psiquiátricos.

O hospital está em reforma para atender às diversas especialidades médicas com excelência. As obras, atualmente com previsão global de orçamento na casa de R$ 7 milhões, foram divididas em fases. O resultado dos primeiros 225 dias de obras é a entrega de um moderno ambulatório especializado para atender o município de Capinópolis e as cidades vizinhas de Cachoeira Dourada e Ipiaçu, além de quatro leitos de saúde mental disponibilizados ao atendimento de toda a microrregião.

A primeira fase das obras movimentou cerca de 500 mil reais e foi viabilizada pela Lei Complementar nº 172, de 15 de abril de 2020 da transposição de saldos financeiros originários do Ministério da Saúde. Estes saldos, remanescentes de exercícios fiscais anteriores do ente municipal foi transposto conforme prorrogação de prazo da Lei Complementar nº 141 de 13 de janeiro de 2022 que, em seu Art. 3º, determina que os saldos poderão ser reprogramados para qualquer categoria econômica e qualquer ação e serviços público em saúde.

A implementação dos leitos de saúde mental atende à Resolução SES/MG n. 8.693 de 19 de Abril de 2023, destinado à manutenção de serviço hospitalar de referência da Rede de Atenção Psicossocial do Estado de Minas Gerais.

Créditos: Nailton Melo

A reforma do ambulatório visa melhorar a qualidade do atendimento, reduzir o tempo de espera e oferecer um ambiente mais agradável e funcional, tanto para pacientes, quanto para os profissionais de saúde. O novo ambulatório especializado está equipado com tecnologia de ponta que permitirão diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes. A equipe especializada tem sido treinada para oferecer atendimento humanizado, reafirmando o compromisso da Secretaria Municipal de Capinópolis e do hospital com a saúde da comunidade.

Valdemar Mendes Filho, gerente regional de Saúde de Ituiutaba, fez referência ao engajamento da Secretaria Municipal de Saúde, da prefeitura e da Faepu, destacando a importância do diálogo entre as três esferas, União, Estado e Municípios para a transformação da capacidade de cada hospital da microrregião. “É necessário dar condições para atender a fila de espera que têm se acumulado em Ituiutaba, sobremaneira no Hospital São José, referência de média complexidade da nossa região. A SES-MG é parceira da Faepu e nosso desejo é ver este hospital ampliar suas capacidades e receber melhorias para cada vez mais atender a população”.

Nivaldo dos Santos, dirigente da Faepu de Capinópolis, ressaltou o investimento realizado para receber pacientes também de Ituiutaba, Santa Vitória e outros municípios e informou que falta apenas a aprovação pela vigilância sanitária do projeto total da reforma e ampliação do hospital.

Sustentabilidade, desenvolvimento e humanização foram apresentados pelo dirigente como pilares da sua gestão no hospital. A sustentabilidade foi citada por Nivaldo pela participação dos municípios vizinhos nos investimentos no Faepu. “Recentemente firmamos convênio com os dois municípios para que eles também façam esse custeio do hospital. Isso faz com que nossos serviços sejam sustentáveis”.

No desenvolvimento, a participação do hospital é situada na rede da microrregião de Saúde pelo hospital ser referência para leitos de longa permanência, além de saúde mental e realização de cirurgias eletivas para pacientes de Cachoeira Dourada e Ipiaçu. “O desenvolvimento é avançar para além da média complexidade, pois já realizamos sete cirurgias a laser aqui em Capinópolis e precisamos passar isso para a comunidade”, disse. Nivaldo dos Santos complementou afirmando a necessidade de trazer autonomia para os atendimentos em Capinópolis, encaminhando apenas o necessário para o Hospital São José em Ituiutaba.

A humanização estaria atrelada com a reflexão quanto à forma como a equipe se dirige ao público, bem mais que apenas a estrutura do hospital e a disposição das cadeiras, é questão de cuidado e de empatia.

A secretária municipal de Saúde de Capinópolis, Cássia Betânia Bisinoto Oliveira, ressalta que “essa reforma é boa para o município e para a região, pois desafoga Ituiutaba, amplia o atendimento e a oferta de vagas, que inclusive não têm sido possíveis em outros hospitais. Temos uma proposta para a ampliação de 50 leitos no hospital, ampliação do centro cirúrgico, da capacidade das salas de observação e o pronto-socorro”.

Por Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba