A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Divinópolis realizou, nesta segunda-feira (22/7), um encontro para acolher 81 profissionais que atuarão em 31 municípios da macrorregião de Saúde Oeste. O encontro faz parte do Módulo Acolhimento e Avaliação coordenado pelo Ministério da Saúde (MS) e teve como objetivo fortalecer e ampliar os serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Programa Mais Médicos.

A representante do departamento da Superintendência de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Alayne Pereira, destacou que a reformulação do programa e, consequentemente, a ampliação de profissionais busca suprir as demandas de médicos nas áreas mais vulneráveis sócio econômicas, bem como de regiões mais remotas.

23.07.2024-Acolhimento Mais Médicos 1-Willian Pacheco

Uma das formas para incentivar os profissionais a entrarem no programa Mais Médicos tem sido oferecer o pagamento da dívida do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), além de ofertar cursos de especialização em saúde da família e comunidade, cursos de aperfeiçoamento e extensão, mestrado e doutorado.

“É a atenção primária que está presente em todos os municípios do Brasil. Por isso, precisamos garantir acesso e equidade para a população. O programa traz uma proposta de educação permanente, melhor regulamento, incentivos aos profissionais e apoio pessoal e profissional”, destacou a representante.

23.07.2024-Acolhimento Mais Médicos 2-Willian Pacheco

A referência da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras) da SRS Divinópolis, Lidia Gonçalves Rabelo de Souza Almeida, abordou a Rede de Atenção à Saúde (RAS) da região, especificamente falando da Atenção Especializada.

“Precisamos trabalhar a atenção primária com um olhar mais abrangente porque é nela que podemos identificar as principais causas de doenças que acometem a população e acompanhar para promover saúde. Outro ponto que precisa ficar claro é que, embora o serviço esteja fixado no município, no caso da atenção especializada e hospitalar, ele [o município] presta atenção à saúde para a macrorregião”, destacou a referência Cras.

Justamente com ela, outras referências da Cras, Nayara Evangelista, Cecília Godoi e Eduarda Xavier, apresentaram toda a RAS da região, passando pela Atenção Primária Saúde, Atenção Especializada e Hospitalar.

A apresentação do Planejamento Regional Integrado da macro Oeste foi realizada pela referência técnica de APS, Lucimara Osório. Posteriormente o evento foi finalizado com a apresentação dos indicadores de morbimortalidade mais prevalentes da região, realizada pelo coordenador de Vigilância em Saúde, Alan Rodrigo da Silva.

Por Willian Pacheco / Fotos: Willian Pacheco