O que é:

O serviço de teleconsultoria possui o objetivo de permitirdiscussão de caso entre profissionais de saúde por meio de tecnologias digitais para esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho.

Em Minas Gerais sua disponibilização acontece na modalidade assíncrona, ou seja, de maneira não simultânea por meio da troca de mensagens. Nesse modelo, o retorno às dúvidas enviadas acontece em até 72 horas após o envio.

O projeto é financiado pelo Ministério da Saúdeprestado através dos núcleos de telessaúde da Faculdade de Medicina e Hospital das Clínicas da UFMG em conjunto ao núcleo de telessaúde da Fundação Lucas Machado (Feluma). A coordenação do projeto é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Diretoria de Políticas de Atenção Primária em Saúde, bem como pela Assessoria Estratégica.

O gestor municipal deverá cumprir, conforme deliberação, alguns requisitos para disponibilização do serviço para seu território. Os requisitos podem ser visualizados, clicando aquiOs requisitos podem ser visualizados, acessando o conteúdo da pergunta frequente nº 3 abaixo.

Para o profissionalacessar o serviço, basta seguir os seguintes passos:

Como acessar:

a. Realizar o cadastro na plataforma de capacitações.

    Clique aqui para acessar o Manual de Cadastro na Plataforma de Capacitações .

b. Completar ao menos o 1º módulo de capacitações na plataforma.

c. Acessar a Plataforma de Monitoramento do projeto e conferir na aba “Condicionalidades para realização da teleconsultoria” se estas já foram cumpridas.

    Clique aqui para acessar a lista de municípios e o status de cumprimento de condicionalidades.

d. Após receber a confirmação de envio dos dados dos profissionais de saúde, acessar a Plataforma de Telessaúde do núcleo responsável pela prestação do serviço em seu município:

Para acessar a lista de núcleos por município, utilize o botão Regiões de Abrangência da Plataforma de Monitoramento.

Clique aqui para acessar os tutoriais de uso das plataformas.

Clique aqui para acessar os links das plataformas.

Perguntas frequentes:

1. Quais municípios estão contemplados nessa etapa do projeto?

Ao todo são 465 municípios contemplados distribuídos em 8 macrorregiões, que podem ser visualizados na plataforma de monitoramento abaixo:

2. Quais são as especialidades dos médicos consultores?

Ao todo 16 especialidades médicas estão sendo ofertadas no serviço de teleconsultoria:
  • Ginecologia;
  • Obstetrícia;
  • Mastologia;
  • Pediatria;
  • Endocrinologia;
  • Dermatologia;
  • Ortopedia;
  • Urologia;
  • Reumatologia;
  • Proctologia;
  • Cardiologia;
  • Neurologia;
  • Pneumologia;
  • Gastrenterologia;
  • Nefrologia; e
  • Geriatria.

3. Quais requisitos devem ser cumpridos pelo município para início do serviço?

Todos os municípios para início do serviço de teleconsultoria deverão cumprir os seguintes requisitos:

  • Assinatura de instrumento de formalização celebrado entre Estado e Municípios;
  • Indicação do Ponto focal do município, responsável pelo projeto, devidamente formalizado através do formulário: https://forms.office.com/r/i74JpsdtwP
  • Conclusão do 1°Bloco de capacitação por, minimamente, 1 profissional da Atenção Primária e 1 profissional da Atenção Ambulatorial Especializada referência da microrregião (para municípios sede de pontos de Atenção Ambulatorial Especializada); Em locais onde os pontos de Atenção Ambulatorial Especializada ainda estiverem se estruturando (Ampliação da Média Complexidade) esta condicionalidade ficará suspensa.
  • Preenchimento da planilha de cadastro dos profissionais disponibilizado pelos Núcleos de Telessaúde.

Estas condicionalidades estão previstas na Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.690, de 15 de Maio de 2024 e pela Nota Técnica nº 8/SES/SUBRAS-SAPS-DPAPS/2024.

O acompanhamento do cumprimento das condicionalidades poderá ser realizado pela plataforma de monitoramento disponibilizada na sessão abaixo.

4. Sou um novo profissional de saúde no município, como faço para ter acesso ao serviço?

Neste caso, recomendamos que o gerente da unidade básica de saúde entre em contato por e-mail com o núcleo prestador do município e solicite a inclusão do profissional no sistema. É importante que estejam colocados em cópia a coordenação de atenção primária do município em questão.

Segue abaixo o contato dos núcleos prestadores:

Faculdade de Medicina – UFMG:

apoio.nutelfm@gmail.com

Feluma:

telessaude@feluma.org.br

Hospital das Clínicas - UFMG:

telerregulacao.ctshc@ebserh.gov.br

5. Quem é o núcleo prestador do meu município?

Essa informação poderá ser consultada na Plataforma de monitoramento do projeto , clicando em “Regiões de Abrangência” e selecionando seu município na lateral esquerda da tela.



6. Qual o link de acesso a Plataforma de Telessaúde?

Qual o link de acesso a Plataforma de Telessaúde?

Para acessar a Plataforma de Telessaúde do núcleo prestador do seu município basta utilizar os links abaixo, caso seja sua primeira vez utilizando recomendamos acessar os manuais que contém os tutoriais de acesso e uso das plataformas:

Faculdade de Medicina - UFMG:

Manual da Plataforma da Faculdade de Medicina
Acesso a Plataforma de Telessaúde (Faculdade de Medicina - UFMG) 

Feluma:

Manual da Plataforma da Feluma
Acesso a Plataforma de Telessaúde (Feluma)

Hospital das Clínicas - UFMG:

Manual da Plataforma do Hospital das Clínicas
Acesso a Plataforma de Telessaúde (HC-UFMG)

7. Em quanto tempo receberei a resposta da minha dúvida enviada?

A Deliberação CIB-SUS/MG nº 4.690, de 15 de Maio de 2024 e a Nota Técnica nº 8/SES/SUBRAS-SAPS-DPAPS/2024 preveem que os núcleos prestadores deverão retornar as dúvidas encaminhadas em até 72 horas.

8. Estou com dúvidas ou problemas técnicos, como posso entrar em contato com o suporte?

Em caso de dúvidas e questionamentos, o profissional de saúde ou o ponto focal do município poderão utilizar o contato telefônico ou e-mail do núcleo prestador para solucionar sua questão. O Núcleo compromete-se a fornecer uma resposta à dúvida apresentada em um prazo máximo de 3 dias úteis.

Recomenda-se que o contato por meio de e-mail seja priorizado de forma a incluir em cópia a referência técnica do CRAS da Unidade Regional de Saúde da SES/MG, ação fundamental para garantir o apoio e acompanhamento pelo nível estadual.

Faculdade de Medicina – UFMG: 

(31) 3409-9677 
apoio.nutelfm@gmail.com

Feluma

(31) 99635-5502 
telessaude@feluma.org.br 

Hospital das Clínicas - UFMG: 

(31) 3307-9201
telerregulacao.ctshc@ebserh.gov.br

 

9. O suporte não está me respondendo, o que fazer?

Caso ainda não tenha sido realizado, recomenda-se a utilização do e-mail como forma de comunicação com o suporte, em caso de não resposta pelo telefone.

Persistindo o problema, entre em contato com a Unidade Regional de Saúde (URS) que intermediará a comunicação com o núcleo prestador.

Fica disponível ainda, o seguinte e-mail para contato com o nível central da SES: teleconsultoria@saude.mg.gov.br

.

Plataforma de Monitoramento:

 
Links úteis

a. Plataforma de Capacitações
    Moodle

b. Plataformas de Telessaúde
   i. HC-UFMG 
   ii. Faculdade de Medicina-UFMG
   iii.Feluma 

c. Tutoriais de uso das Plataformas de Telessaúde
   i. Acesso a Plataforma de Telessaúde (Faculdade de Medicina - UFMG)
   ii. Manual da Plataforma da Feluma
   iii. Manual da Plataforma do Hospital das Clínicas