Por meio das deliberações 4.777, 4.778, 4.780, 4.782, 4.783 e 4.784, publicadas no dia 16 de julho, a Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS) aprovou o encaminhamento de solicitações ao Ministério da Saúde (MS) de incorporação de recursos superiores a R$ 3,3 milhões ao teto financeiro de serviços de Média e Alta Complexidade (Teto MAC) dos municípios norte-mineiros de Lassance, São João das Missões, Campo Azul, Várzea da Palma, Santa Fé de Minas e Buritizeiro. As localidades integram as áreas de atuação das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora.

As solicitações contemplam os seguintes municípios: Várzea da Palma (R$ 1,4 milhão); Buritizeiro (R$ 1,2 milhão); Santa Fé de Minas (R$ 212,7 mil); Campo Azul (R$ 173,7 mil); São João das Missões (R$ 167,6 mil) e Lassance (R$ 125,4 mil).

18.07.2024-Divulgação Hospital de Pirapora

As decisões foram tomadas em junho, quando os gestores também aprovaram a publicação de outras sete deliberações solicitando ao Ministério da Saúde aporte superior a R$ 9,3 milhões contemplando municípios que integram as áreas de jurisdição da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e da GRS de Januária. Os valores estão distribuídos da seguinte forma: Janaúba (R$ 6,3 milhões); Januária (R$ 1,5 milhão); São João da Ponte (R$ 1 milhão); Ibiaí (R$ 187,1 mil); Ponto Chique (187 mil); Engenheiro Navarro (R$ 88,3 mil) e Juramento (R$ 34,6 mil).

O coordenador de Redes de Atenção à Saúde da SRS de Montes Claros, João Alves Pereira, explica que “as solicitações levam em conta estudos técnicos realizados pelos municípios. Os recursos são destinados ao custeio do atendimento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e o investimento será importante para o fortalecimento técnico e operacional da assistência à saúde da população”.

Por Pedro Ricardo / Foto: Divulgação Hospital de Pirapora