Considerando a importância de se alinhar o trabalho de enfrentamento à Zika, Chikungunya e Dengue, no início do período crítico, aconteceu nesta quarta-feira (07/12) em Varginha, o Seminário Regional de Enfrentamento às Arboviroses Urbanas. O evento, organizado pelo Comitê de Arboviroses da Regional de Saúde de Varginha, objetivou auxiliar as secretarias municipais de saúde e instituições hospitalares na organização de serviços, considerando o início do período crítico para o aumento dos casos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Foram convidados para a ocasião Gestores Municipais de Saúde, Coordenadores de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Atenção Primária, Referência Técnica em Controle Vetorial, em Mobilização Social, Assistência Farmacêutica, e representantes das áreas hospitalar e maternidade, a serem selecionados pelo município dentro das 4 vagas disponibilizadas para cada um dos 50 municípios jurisdicionados à Regional de Saúde de Varginha.

IMG 1753

O evento teve sua abertura realizada por Márcio de Souza Ferreira, coordenador da Vigilância em Saúde da Regional de Saúde de Varginha, e participação do diretor executivo do SAMU da Região Ampliada Sul, Jovane Ernesto Constantine. A situação epidemiológica, manifestações clínicas e vigilância laboratorial da Dengue, Zika e Chikungunya foi apresentada pela coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da SRS, Monique Borsato. “A identificação precoce e o tratamento adequado das Arboviroses são capazes de salvar vidas. Por isso, a notificação e o fortalecimento dos três eixos – Controle Vetorial, Assistência à Saúde e Mobilização Social são tão importantes”, ressaltou Monique.

Tânia Corrêa Machado, assessora de Comunicação Social e referência em Mobilização Social da SRS, abordou, na sequência, o Fluxo de Mobilização Social, exibindo o Boletim “É MobilizAÇÃO!”, criado pela SRS com o intuito de divulgar o trabalho de mobilização dos municípios jurisdicionados, quem chegam por meio dos relatórios municipais.

A utilização de ovitrampas no monitoramento do Aedes aegypti foi o tema apresentado por Roselaine Silva, Referência Técnica do Controle Vetorial da SRS, que explanou as recomendações, montagem, instalação, e todo o processo de uso da armadilha, que “é bastante sensível na captura dos ovos e objetiva monitorar em todos os períodos do ano a dispersão do Aedes”, apontou.

Patrícia Bento, do Núcleo de Atenção Primária à Saúde, e Poliana Pereira, do Núcleo de Redes de Atenção à Saúde da Regional de Saúde de Varginha apresentaram a organização da Rede Assistencial para enfrentamento das Arboviroses Urbanas, interagindo com os presentes que possuíam questionamentos referentes à assistência ao paciente.

O Fluxo da Assistência Farmacêutica, apresentado por Patrícia Rodrigues, técnica da Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Varginha, e as Ações de Vigilância Sanitária para colaborar no enfrentamento das Arboviroses, ministrado por Fernanda Teodoro, coordenadora da Vigilância Sanitária da Regional, foram os temas que encerraram o Seminário, que procurou contemplar de forma mais abrangente todas as áreas de atuação da saúde no que diz respeito ao enfrentamento às arboviroses.

Por Regional de Saúde de Varginha / ASCOM