Boletim  |  Tire suas dúvidas  |  Material da Campanha  |  Comitê   |  Mobilizaçãoaedes home

Chikungunya, Zika e Dengue são doenças transmitidas pela picada do mosquito Aedes aegypti, também conhecido como "mosquito da Dengue". Com a chegada da época do calor e do período chuvoso, todo cuidado é pouco para não deixar água parada em casa. O pneu que ficou esquecido no quintal, o vaso de planta na varanda ou, até mesmo, a calha de escorrimento de água no telhado podem ser locais propícios para a proliferação do mosquito.

Para enfrentar este problema é preciso a união de toda sociedade para que cada um faça a sua parte. Com o tema "Com o Aedes não se brinca", a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lança, em outubro de 2017, a sua nova campanha de mobilização, controle e enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti. Esta nova abordagem quer sensibilizar a população sobre os riscos à saúde causados por estas doenças, bem como mostrar que a prevenção – por meio da eliminação de água parada, é o melhor caminho para evitar estes agravos.

» Clique aqui e confira: Situação epidemiológica das doenças transmitidas pelo Aedes e ações desenvolvidas pelo Estado. Apresentação realizada pelo Subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde, Rodrigo Fabiano do Carmo Said, durante "Seminário do Programa Estadual de Doenças Transmitidas pelo Aedes".

aedes titulo5

» Clique aqui e confira o Boletim Epidemiológico de Monitoramento dos casos de Zika, Chikungunya e Dengue da SES-MG.

aedes titulo9

aedes titulo8

» Clique aqui e faça o download do material da campanha!

No link acima você encontra todo o material gráfico, digital e audiovisual da campanha. Ele está disponível para download e reprodução, desde que seja preservado e respeitado o conteúdo original e a ficha técnica.

Compartilhe com a sua rede! Ajude-nos na mobilizar a sua comunidade, público, família, amigos e colegas de trabalho sobre a importância do controle do Aedes aegypti.

aedes titulo6

Lançado em dezembro de 2015 pelo governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Zika, Chikungunya e Dengue tem como objetivo propor, articular, coordenar e avaliar ações destinadas ao controle do Aedes aegypti, bem como reduzir a incidência das doenças e seus efeitos e auxiliar a pesquisa relacionada às ações de vigilância, prevenção, atenção à saúde e controle da Dengue, Chikungunya e Zika.

Coordenado pelo Vice-Governador e com a SES-MG à frente da secretaria executiva, o grupo de trabalho é composto pelas secretarias de Estados de Governo; Casa Civil e Relações Institucionais; Planejamento e Gestão; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Defesa Social; Desenvolvimento Regional e Política Urbana; Educação; Transportes e Obras Públicas; além da Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Copasa, Cemig, Departamento de Obras Públicas e da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário. A Assembleia Legislativa de Minas e a Associação Mineira de Municípios também integram o comitê como convidados.

aedes titulo7

Como sensibilizar o cidadão sobre a importância do controle do Aedes aegypti? Para esse trabalho, a Assessoria de Comunicação Social da SES-MG conta com a Coordenadoria de Mobilização Social, que promove parcerias com autoridades públicas, empresários, grupos sociais e demais membros da sociedade para agirem como corresponsáveis pela saúde pública.

Atualmente, a Rede de Mobilização Social é composta por 28 Núcleos Regionais, e com o desafio de serem estabelecidos 853 Núcleos Municipais de Mobilização Social, que atualmente conta com 718.

Os Núcleos Municipais de Mobilização Social promovem continuamente ações de enfrentamento e controle contra o Aedes, tais como blitzes educativas, mutirões de limpeza, palestras informativas, gincanas, apresentações teatrais com a temática de prevenção contra a dengue, oficinas de artesanato para reciclagem de objetos que podem ser criadouros para o mosquito, dentre outras com o intuito de estimular o sentimento de corresponsabilidade do cidadão na prevenção e promoção da saúde.

» Clique aqui e confira os Relatórios de Ações de Mobilização Social