Você conhece o MG App? Trata-se de um aplicativo criado com o objetivo de facilitar o acesso a informações e serviços estaduais e facilitar a resolução de problemas e a busca por informações, de forma simples, rápida e moderna em celulares e outros dispositivos móveis.

O aplicativo já disponibiliza serviços online da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran), além de permitir o acesso a endereços, telefones e horário de atendimento das principais unidades de prestação de serviços, como delegacias e escolas. O MG App é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).

  • Para fazer o download do MG App para o Android (Google), clique aqui.
  • Para fazer o download do MG App para o iOS (Aple), clique aqui.

Medicamentos

Recentemente, o MG App ampliou o serviço de acesso à informação dos medicamentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do aplicativo MG App. O projeto surgiu a partir da identificação das principais demandas feitas pelos usuários da Farmácia de Minas, de janeiro a abril de 2018.

Uma das demandas mais recorrentes era em relação à situação dos processos administrativos, no que compete ao Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, bem como a disponibilidade dos seus respectivos medicamentos nas farmácias regionais.

Desde abril deste ano é possível consultar informações sobre os medicamentos ofertados pelo SUS através do MG App. Por meio do aplicativo, o cidadão pode buscar pelo nome do medicamento ou insumo e saber se é disponibilizado pela Assistência Farmacêutica do Estado de Minas Gerais. Além disso, também é possível verificar a localização da farmácia regional mais próxima para retirada de medicamentos do componente especializado.

Como acessar?

Para ter acesso aos serviços do MG App, o cidadão deve fazer o download do aplicativo em seu celular smartphone e informar o número do seu CPF ou Cartão Nacional de Saúde (CNS), e sua data de nascimento. Após o aplicativo confirmar a veracidade das informações inseridas, o usuário terá acesso a todos os processos de abertura de solicitação já realizados por ele. O usuário deverá, então, selecionar o processo desejado e o aplicativo irá informar o “status”, ou seja, em qual etapa se encontra, se já foi analisado ou não.

Caso o processo já tenha um parecer, o cidadão poderá consultar o resultado da análise para cada medicamento solicitado. Em caso de deferimento, ele poderá consultar a disponibilidade do seu medicamento no estoque da farmácia de sua Regional de Saúde, onde o processo foi aberto. Abaixo, confira mais orientações no vídeo: