TRANSMISSÃO HIV/AIDS | IST'S | PREVENÇÃO COMBINADA | DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O sexo é uma parte importante das nossas vidas. Além de ser um momento de carinho e prazer, o ato sexual também é um momento de cuidar da saúde. Quando praticamos #SexoSeguro, temos mais tranquilidade para desfrutar do ato junto com a parceira ou parceiro, pois estamos nos protegendo de gravidez indesejada, HIV/Aids, Hepatites Virais, Sífilis, além de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A camisinha (preservativo) é o método mais eficaz para se prevenir contra as infecções sexualmente transmissíveis, como o HIV/Aids, hepatites B e C, e a sífilis, por exemplo. Além disso, evita uma gravidez não planejada. Preservativos interno e externos e gel lubrificante estão à disposição nos SAE e CTA e organizações de sociedade civil.

Dados do Ministério da Saúde revelam que os jovens são a faixa etária que menos usam camisinha. Em Minas Gerais no período de 2017 a dezembro de 2022, no que se refere a faixa etária, observou-se que, de um total de 23.194 casos, a maioria dos casos de infecção pelo HIV encontra-se na faixa etária de 20 a 34 anos, com 11.920 casos, percentual de 51,64% dos casos registrados.

Existem dois tipos de camisinha: a externa, que é feita de látex e deve ser colocada no pênis ereto antes da penetração; e a camisinha interna, que é feita de latex ou borracha nitrílica e é usada internamente na vagina ou ânus, podendo ser colocada algumas horas antes da relação sexual, não sendo necessário aguardar a ereção do pênis. Ambas também funcionam como métodos contraceptivos, evitando uma gravidez não planejada.

Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. São transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Entenda: o Ministério da Saúde recomenda aos órgãos que trabalham com saúde pública e saúde coletiva o uso da nomenclatura "IST" (infecções sexualmente transmissíveis) no lugar de “DST” (doenças sexualmente transmissíveis). A denominação "D" de "DST", vem de doença, que implica em sintomas e sinais visíveis no organismo do indivíduo. Já as "infecções" podem ter períodos assintomáticos, ou se manterem assintomáticas durante toda a vida do indivíduo, como são os casos da infecção pelo HPV e o vírus do herpes, detectadas por meio de exames laboratoriais. O termo IST é mais adequado e já é utilizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Abaixo, confira informações sobre cada IST:

                 

A Prevenção Combinada é uma estratégia que faz uso de diferentes tipos de prevenção (biomédicas, comportamentais e estruturais) para diferentes tipos de pessoas, grupos sociais e comportamentos, mediante ações que levem em consideração suas necessidades e especificidades, e as formas de transmissão do vírus. Ou seja, você escolhe como quer se prevenir de acordo com o seu perfil e necessidades.

O símbolo da mandala apresenta algumas dessas estratégias, e representa a ideia de movimento e não hierarquização em relação às possibilidades de prevenção:

                  

Onde obter:

O diagnóstico, por meio dos testes rápidos para HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C está disponível nos Serviços de Atenção Especializada e Centros de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), e qualquer pessoa pode realizar o exame. Outra maneira de se testar é realizar o teste anti-HIV, através do exame de sangue convencional disponível nas unidades básicas do Estado de Minas Gerais. O tratamento, também disponível no SUS, melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções.

Se por algum motivo você teve relação sexual sem preservativo ou passou por alguma situação de risco à infecção pelo HIV e outras IST's, é muito importante fazer a testagem rápida de HIV/Aids, hepatites virais B e C e sífilis, nas Unidades de Saúde e nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), para que você possa iniciar o tratamento o mais rápido possível, caso seja diagnosticado com alguma dessas doenças.


Os direitos autorais, de imagem e de voz dos arquivos a seguir têm validade até o dia 06 de agosto de 2024. Depois desta data, fica proibida a divulgação destes conteúdos em quaisquer meios. Ainda, é vedada a alteração, edição ou reprodução parcial dos mesmos.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais não se responsabiliza pelo descumprimento destas orientações. Medidas cabíveis poderão ser adotadas, caso necessário.