Linhas Guia e Manuais

Linhas Guia e Manuais

Atenção à Saúde da Gestante: Critérios Para Estratificação de Risco e Acompanhamento da Gestante 2016

03 de Outubro de 2016

Atenção à Saúde da Gestante: Critérios Para Estratificação de Risco e Acompanhamento da Gestante 2016 - Este material consiste na revisão da nota técnica publicada pela SES-MG em 2013. O foco desta publicação são os profissionais de saúde da Rede de Atenção à Saúde. Esta versão foi revisada buscando alinhamento com o Ministério da Saúde e atualização com base em evidências científicas atuais, em parceira com as seguintes sociedades: SOGIMIG (ASSOCIAÇÃO DE GINECOLOGISTAS E OBSTETRAS DE MINAS GERAIS), ABENFO-MG (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE OBSTETRIZES E ENFERMEIROS OBSTETRAS SECCIONAL MINAS GERAIS), AMMFC- MG (ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE). O material foi elaborado com vistas a fornecer um instrumento de consulta aos critérios de risco gestacional e aos cuidados preconizados durante o pré-natal. A última página do arquivo é a versão digital do cartaz, o qual poderá ser afixado nos ambientes em que ocorre atendimento às gestantes, para consulta rápida dos profissionais de saúde.

Manuais

Manuais

Manual de coleta, acondicionamento e transporte de material biológico para exames laboratoriais - Funed

19 de Abril de 2016

Este Manual tem por finalidade adequar-se às exigências do Guia de Vigilância Epidemiológica/ SVS/MS, ao Programa de Qualidade da Funed e às Normas de Biossegurança nos Serviços de Saúde, procurando de forma prática sistematizar as orientações para coleta, acondicionamento e transporte de material biológico, bem como atender ao princípio do SUS de “divulgação de informações quanto ao potencial dos serviços de saúde e a sua utilização pelo usuário” (Lei 8080/90, cap. 2 inciso VI).

Página externa
200 acessos

Manuais Auditoria Assistencial

Protocolos

Protocolos

Protocolo Clínico dos Centros Hiperdia Minas

11 de Março de 2015

Protocolo Clínico dos Centros Hiperdia Minas. O presente documento tem como principais objetivos criar ferramentas de gestão da clínica que, sob a forma de documentações sistematizadas ou de algoritmos, contribuirão para organizar o padrão de atendimento ao usuário com hipertensão arterial sistêmica (HAS), diabetes mellitus (DM) e doença renal crônica (DRC) com indicação de acompanhamento nos Centros Hiperdia Minas (CHDM). Nele são discriminadas ações de prevenção, diagnóstico, cura/cuidado ou reabilitação. Além disso, pretende-se apresentar o manejo clínico para o desenvolvimento de ações educativas com usuários, família e cuidador.