O QUE É?

A Sala de Situação Municipal consiste numa consolidação de dados em saúde de base municipal voltada para consulta pública e de interesse de múltiplos atores, tanto dos gestores e técnicos municipais quanto dos profissionais de saúde, pesquisadores, estudantes e cidadãos.

O QUE TEM?

A ferramenta organiza os dados em saúde por categorias/módulos e, na última versão disponível, têm-se as seguintes categorias:

Perfil sócio econômico e demográfico: apresenta um conjunto de dados de localização territorial, demográficos, sociais e econômicos para o município selecionado a partir de fontes oficiais.

Perfil epidemiológico: disponibiliza dados de indicadores epidemiológicos e operacionais relacionados à mortalidade, vigilância do óbito, notificações, imunização, saúde da mulher, vigilância ambiental, controle de doenças e promoção da saúde. Esses dados têm por objetivo auxiliar na elaboração de análises contextuais para subsidiar a formulação de políticas e/ou avaliação de intervenções específicas na área da saúde.

Atenção Primária: identifica a situação mais recente de implantação de equipes de atenção primária em cada um dos 853 municípios mineiros e permite o acompanhamento do município em programas e ações voltados para esse nível de atenção.

Média e Alta Complexidade: apresenta a série histórica de produção ambulatorial e hospitalar por grupo de procedimentos com referência municipal a partir de dados de fontes oficias.

Assistência Farmacêutica: identifica a situação do município em programas e ações voltados para assistência farmacêutica. Apresenta dados da organização da assistência farmacêutica no município; quantidade de unidades farmacêuticas distribuídas no componente básico e estratégico; número de pacientes cadastrados no componente especializado; e informações relativas ao programa Farmácia de Todos.

Equipamentos: consolida dados gerais sobre os estabelecimentos, leitos de internação, leitos complementares, grupos de equipamentos e recursos humanos selecionados existentes em cada um dos 853 municípios com base nas informações registradas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) em competência fechada.

Gestão do SUS: disponibiliza dados referentes à gestão com ênfase na identificação de participação do município em consórcio e/ou associação; existência e aprovação dos instrumentos de planejamento; tipo e quantitativo de instrumentos de repasse vigentes junto à Secretaria Estadual de Saúde; resultados de alguns indicadores do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS); e principais instrumentos normativos publicados no período de atualização da sala de situação.

Pacto Interfederativo: registra série histórica e referência estadual para cada indicador acompanhado pelo Pacto Interfederativo para fins de possibilitar o acompanhamento do desempenho municipal, a projeção de metas para os exercícios subsequentes e a avaliação da necessidade de realização de intervenções específicas.

PARA QUE SERVE?

A ferramenta se destina a fornecer dados de forma consolidada em saúde de interesse público. Esses dados poderão ser aplicados em múltiplas finalidades e, dentre elas, enfatiza-se a possibilidade dos gestores municipais de usá-los como subsídio para elaboração do Plano Municipal de Saúde (PMS), do Relatório de Gestão (RG), Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) e ainda como instrumento para acompanhamento dos resultados dos indicadores do Pacto Interfederativo.

PERIODICIDADE DE ATUALIZAÇÃO

A Sala de Situação Municipal será atualizada quadrimestralmente nos meses de janeiro, abril e agosto com intuito de permitir disponibilidade de dados para elaboração do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) pelos municípios. Cabe ressaltar que nem todos os dados terão atualização quadrimestral, seja pela indisponibilidade de dado atualizado, seja pela necessidade de aguardar fechamento do banco de dados, ou seja, pela periodicidade de atualização definida pela equipe gestora da ferramenta.

COMO ACESSAR?

O acesso à sala de situação depende da disponibilidade da ferramenta Microsoft Excel na versão 2007 ou superior. Após download da planilha de dados, é necessário escolher um município na lista suspensa da página inicial e a navegação nos módulos/categorias disponíveis depende de clique nos ícones de cada módulo/categoria na página inicial ou da seleção da aba correspondente na parte inferior da planilha.

Clique aqui para fazer o download da planilha - Atualizada em Junho / 2017

Clique aqui para fazer o download da planilha - Atualizada em Setembro / 2017

 

CONTATO

Em caso de dúvidas, opiniões e sugestões, gentileza encaminhar e-mail para saladesituacaodesaude@saude.mg.gov.br. No caso de o usuário ser técnico ou gestor municipal e a dúvida for relativa à utilização dos dados para a elaboração dos instrumentos de gestão ou acompanhamento do Pacto Interfederativo, gentileza realizar o contato com a Unidade Regional de Saúde (URS) de sua área de abrangência.

Contatos das referências regionais