O Núcleo de Assistência Farmacêutica da Regional de Saúde de Divinópolis realizou, na última sexta-feira (06/10), uma oficina com os farmacêuticos dos municípios da Região Ampliada Oeste. O objetivo foi promover a troca de experiências dos profissionais e contribuir para o aperfeiçoamento da assistência ao cidadão no Sistema Único de Saúde (SUS).

O encontro buscou uma reflexão para o fortalecimento do papel do farmacêutico como integrante da equipe de saúde, valorizando o seu trabalho no cuidado e abordagem ao paciente.

Durante o dia, foram debatidos temas que abrangeram o componente especializado no contexto municipal, boas práticas farmacêuticas, a judicialização, o papel do farmacêutico na garantia do acesso ao medicamento e o planejamento plurianual.

Créditos: Willian Pacheco

Houve também apresentação de experiências exitosas. Os municípios de Santo Antônio do Monte e Onça do Pitangui expuseram a experiência de como se organizaram para realizar a dispensação de medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica para seus usuários. Campo Belo e Divinópolis destacaram a implantação do Cuidado Farmacêutico.

“Esperamos contribuir para o fortalecimento da Assistência Farmacêutica na nossa região. Por isso, a oficina contou com uma rica e diversificada programação, além da participação de profissionais que compartilharam suas experiências exitosas voltadas para o Componente Especializada no contexto municipal, Gestão da Assistência Farmacêutica e Cuidado Farmacêutico”, pontuou a coordenadora da Assistência farmacêutica da Regional de Divinópolis, Rosita Oliveira Dias Flausino.

Por Willian Pacheco