Coordenadores e referências técnicas de serviços de atenção primária de 53 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros (SRS) iniciaram nesta sexta-feira, 15​/09​, as discussões visando a implantação da Carteira de Serviços da Atenção Primária à Saúde. Referências técnicas do Núcleo de Atenção Primária à Saúde (Napris) da SRS apresentaram as primeiras informações sobre a validação da carteira de serviços por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) e que servirão de parâmetro para cada município definir quais são os serviços que serão ofertados nas suas respectivas unidades básicas de saúde (UBS).

Crédito: Pedro Ricardo

A carteira de serviços é o padrão de referência que deve ser utilizado nos serviços de atenção primária dos municípios para organização e oferta das ações de saúde, no âmbito do cuidado e da gestão. Tem como objetivo ser um guia facilitador para o planejamento e organização dos processos de trabalho, em busca de fortalecer as ações e serviços de saúde na atenção primária, em seu papel coordenador e ordenador do processo integral do cuidado, impactando de forma positiva na saúde da população.

A coordenadora do Napris, Renata Fiúza explica que para a implantação da carteira de serviços os municípios terão que realizar diagnóstico visando identificar as principais necessidades da sua população a fim de que, posteriormente, as unidades básicas de saúde passem a ofertar os serviços que são mais demandados pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Trata-se de uma oportunidade para os municípios fortalecerem a estratégia de saúde da família no Norte de Minas, ofertando à população os serviços que ela realmente necessita em relação à atenção primária em saúde”, frisou Renata Fiúza.

Até 31 de outubro deste ano os municípios deverão apresentar à Superintendência Regional de Saúde a proposta inicial da carteira de serviços a ser criada em cada localidade. Já a proposta final, que também deverá ser submetida à avaliação e aprovação por parte dos conselhos municipais de saúde, deverá ser definida pelos municípios até 29 de dezembro próximo.

Nos municípios os trabalhos para definição da carteira de serviços serão conduzidos por grupo formado pelo gestor de saúde, pelo coordenador municipal de atenção primária e por profissionais que integram as equipes de atenção primária à saúde. Os municípios também poderão convidar para participar do grupo de trabalho representantes de instituições públicas e privadas, bem como especialistas e pesquisadores do segmento de atenção primária à saúde.

Nos períodos de 2 a 6 de outubro e de 11 a 15 de dezembro​, a Superintendência Regional de Saúde realizará novos encontros com as referências técnicas de atenção primária à saúde dos municípios, com o objetivo de capacitar os profissionais para a elaboração da carteira de serviços.

Por Pedro Ricardo