A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) realizou na manhã desta segunda-feira (17), doação de cadeira para o Centro de Informação Científica, Histórica e Cultural da Fundação Ezequiel Dias (Funed). A mobília irá compor o cenário em que trabalhava o pesquisador mineiro Ezequiel Caetano Dias, como também o início das comemorações dos 110 anos da instituição, que serão completados em agosto desse ano.

A doação por parte da ESP-MG teve início a partir de reunião entre as Assessorias de Comunicação Social das instituições, juntamente com Anna Andrade, bibliotecária da Funed, que na ocasião destacou a importância de completar o espaço de memória.
Para a diretora-geral da ESP-MG, Cida Veloso, essa doação só foi possível devido ao apoio e compromisso da Equipe de Patrimônio da Escola, composta pelas trabalhadoras Daniela Tavares e Maria Lúcia Cyrino. “Assim que recebemos o pedido tivemos a resposta imediata da equipe para os trâmites da doação, fruto de muito trabalho para a organização de nosso patrimônio, que já foi da Funed”, disse.

A diretora destacou também a estreita relação entre as instituições que historicamente são ligadas. “Até 2007 a ESP-MG era parte da Funed, nossa cooperação sempre vai existir no sentido de apoiar as ações para o fortalecimento institucional”.

O assessor de comunicação social da ESP-MG, Harrison Miranda, destaca as ações para preservação da memória das instituições, que em alguns casos fica a cargo das assessorias. “Sempre nos preocupamos com nossa memória de 70 anos. Quando surgiu essa demanda, prontamente nos organizamos para apoiar a Funed na preservação de sua memória”, afirmou.

Agradecimento

A presidente em exercício da Funed, Cármen Lúcia Soares, agradeceu a ESP-MG e relembrou a história das duas instituições. “Queríamos agradecer a Escola por trazer essa cadeira nesse momento tão especial, em que a Funed comemora 110 anos. A nossa história está muito misturada e essa cadeira é um símbolo importante para completar a transição nesse momento que estamos vivendo historicamente”, disse.

Centro de Memória

O Centro de Informação Científica, Histórica e Cultural da Fundação Ezequiel Dias, resgata a trajetória da saúde pública no Brasil e expõe aparelhos usados para o desenvolvimento de pesquisas na área de biomédica, além de expor coleções históricas e periódicos sobre a evolução da ciência.
De acordo com Anna Andrade, o centro de memória, criado em 2003, resgata a memória da instituição, pois mantém as peças preservadas para as próximas gerações.

A cadeira doada, em estilo madeira vergada da década de 1930, que agora compõem o cenário do laboratório do pesquisador Ezequiel Dias, que fica exposto no hall do prédio principal da Funed para visitação.

Faça uma visita: Funed - Rua Conde Pereira Carneiro, 80 – Gameleira – BH/MG

Por Débora Souza