No período de 19 a 23/09, a Regional de Saúde de Varginha promoveu, no município de Coqueiral, capacitação sobre combate vetorial ao Aedes aegypti para Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde.

O evento foi coordenado pela referência técnica do Controle Vetorial da Dengue da Regional de Saúde de Varginha e bióloga, Divina Roselaine da Silva, e pelo supervisor de Campo da Regional, José Alexandre. Durante a capacitação foram abordados temas como o papel dos agentes de saúde no combate ao mosquito vetor, doenças transmitidas e seus sintomas, métodos de controle do Aedes aegypti, preenchimento adequado dos formulários e, por fim, o uso racional de larvicidas e inseticidas.

Crédito: Gabryella Carvalho Trindade

“A capacitação, além de objetivar treinar e qualificar os servidores para que possam prestar um bom serviço à população, reforça ainda a importância da integração entre Vigilância em Saúde e Atenção Primária, visando potencializar o trabalho de controle vetorial”, ressaltou Roselaine.

O supervisor de Campo da Regional de Varginha, José Alexandre, orientou os presentes sobre a utilização correta de equipamentos de proteção individual e as técnicas de manuseio das bombas para realizar o bloqueio costal (fumacê). Estiveram presentes também o Gestor de Saúde de Coqueiral, Aguinaldo Aparecido Silva, e a coordenadora de Vigilância Epidemiológica do município, Simone Monteiro Garcia.

Por Gabryella Carvalho Trindade