No sábado, 23/3, ações de mobilização social marcaram o segundo Dia D de combate ao Aedes no estado. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com 16 municípios da Superintendência Regional de Saúde de Passos, somaram forças para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya, reduzir o número de casos e mortes evitáveis.

Na Superintendência Regional de Saúde de Passos ocorreram mutirões comunitários e de limpeza, blitz educativa, estandes educativos, carreatas e passeatas. Segundo a superintendente regional de Saúde de Passos, Kátia Rita Gonçalves, a medida ideal para prevenir a dengue e outras arboviroses é impedir que os mosquitos transmissores da doença se reproduzam. “Por isso, o que devemos fazer é eliminar os lugares que os mosquitos escolhem para depositar as larvas. A proliferação do Aedes aegypti é rápida”, disse a superintendente.

Ainda segundo Kátia Gonçalves, é necessário que a população também colabore na prevenção e controle das doenças, porque não se deve atribuir somente ao Estado a responsabilidade pelo problema, é preciso o interesse coletivo no trato da saúde pública. “Todo cidadão tem papel importante nas ações de combate à dengue e a principal tarefa é trabalhar para eliminar focos do mosquito transmissor”, ressaltou Kátia. “É necessário o engajamento da população e das lideranças locais para orientar as pessoas de acordo com as condições daquele território”, concluiu, afirmando que a soma das ações combinadas do Poder Público e da sociedade é que vai assegurar resultados positivos das políticas de combate à dengue.

Mobilização nos municípios
Em Passos, município sede SRS Passos, as ações contra a dengue estão sendo realizadas desde fevereiro nos bairros de maior incidência de casos de dengue e infestação do Aedes aegypti. São mutirões de limpeza, aplicação de inseticida e mobilização social para conscientizar a população para a importância de eliminar focos do mosquito.

As ações do Dia D ocorreram nos bairros Bela Vista e Bela Vista II, em parceria com as secretarias municipais de Saúde, Obras, Núcleo de Controle de Zoonoses e diversas instituições, como o Conselho Municipal de Saúde de Passos, Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Associação de Apoio a Catadores de Recicláveis (Aação Reciclar), e Associação Regional de Proteção Ambiental (Arpa).

Com esses esforços, Passos fez um mutirão para a eliminação de focos do mosquito e montou um estande educativo no estacionamento do Centro Social Urbano (CSU), entre os bairros Bela Vista e Santa Luzia, onde funciona uma unidade de atendimento e hidratação de pacientes com suspeitas de dengue.

Segundo o diretor de Saúde Coletiva da Secretaria Municipal de Saúde de Passos, Bruno Guimarães, a estimativa é de recolher de três a quatro toneladas de material que poderia servir de foco para o mosquito da dengue. No mutirão de fevereiro, nos bairros vizinhos foram recolhidas seis toneladas de material.

“Para este segundo Dia D, nós estabelecemos parcerias importantes para o combate ao mosquito. Contamos também com o apoio da população, que está retirando o material de seus quintais e colocando na porta, de forma organizada”, disse. “Os próprios moradores estão separando esse material. Nosso caminhão faz a coleta e a Aação Reciclar faz a triagem dos resíduos passíveis de serem reciclados, que são destinados para a nossa usina de reciclagem”, explicou o diretor.

Em Guapé, que vem promovendo mutirões durante todo o mês, para este Dia D, foi realizada uma passeata com os alunos das escolas municipais, em uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação. O município de Pimenta também tem feito mutirões ao longo do mês e, neste sábado, mobilizou diversos setores da Secretaria Municipal da Saúde para fazer uma ação educativa no trânsito, com distribuição de material informativo sobre a dengue.

Em São Sebastião do Paraíso as ações vêm ocorrendo há várias semanas e foram intensificadas às vésperas do Dia D, com mobilização nas escolas e o mutirão neste sábado, que teve a parceria do Tiro de Guerra. Segundo o coordenador do Departamento de Controle de Zoonoses, Luciano Santana, os atiradores se juntaram aos agentes de controle de endemias na eliminação de focos do mosquito.

Outro município da SRS Passos que vem trabalhando no combate à dengue é Monte Santo de Minas. Segundo a coordenadora de Vigilância em Saúde do município, Eliani Oliveira, vários setores da saúde, além do Departamento Municipal de Obras, se uniram para realizar as ações durante a semana, com intensificação neste Dia D na área central da cidade. “Fizemos panfletagem, blitz, utilizamos carro de som e fizemos mutirão de limpeza em lugares de alto risco para dengue”, disse.

A programação completa pode ser conferida no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Cenário e esforço conjunto contra o Aedes
Na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Passos, formada por 27 municípios, a situação é de alta incidência de casos prováveis de dengue em 93% dos municípios, segundo o Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses (CREA – Passos). O Painel de Monitoramento de Casos, da SES-MG, consultado neste sábado, 23/3, mostra 17.368 casos notificados, 6.822 confirmados e 20 óbitos em investigação, conforme as notificações registradas pelos municípios no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde.

Para enfrentar essa situação, a SES-MG criou a campanha Minas Unida no Combate ao Mosquito, juntando esforços com as unidades regionais de saúde e os municípios para o desenvolvimento de diversas ações, como a mobilização para os mutirões comunitários e qualificação de profissionais de saúde para o manejo clínico de pacientes com suspeitas de dengue, chikungunya e zika. Na SRS Passos, essa ação foi realizada em dois momentos, com encerramento nos dias 21 e 22 de março.

Por Enio Modesto