Diante do cenário das arboviroses em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), juntamente com a Superintendência Regional de Saúde de Passos (SRS Passos), promoveu a oficina “Qualificação Arboviroses: Manejo Clínico e Planos Municipais de Contingências”. O evento foi realizado em Passos nos dias 21 e 22 de março, no auditório da Associação Pública dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande (Consórcio Ameg), com participação de profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), comunicação, médicos e enfermeiros.

A “Qualificação Arboviroses” teve o objetivo de qualificar os profissionais para atuarem na resposta assistencial e atendimento dos pacientes com suspeitas de arboviroses – dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela – e, quanto aos planos de contingências, orientar as equipes municipais para a ativação de níveis de respostas para diferentes cenários de arboviroses.

Créditos: Ascom SRS Passos

Na abertura do evento, a superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves, destacou a importância da qualificação dos profissionais para, principalmente, reduzir os óbitos pela doença. Kátia Gonçalves disse que, desde o início de fevereiro, a equipe técnica percorre a área de abrangência da SRS Passos, com altos índices de infestação de dengue, para capacitação sobre o manejo clínico da doença.

“Estamos capacitando médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, além dos profissionais de vigilância em saúde e que atuam na classificação de risco e notificações de casos de dengue. Ao agilizar o diagnóstico, proporcionamos o tratamento de forma oportuna e segura ao paciente infectado”, explica a superintendente. “Os 27 municípios da SRS Passos seguem em alerta para a dengue, são várias frentes de combate em todos os municípios, e essa capacitação faz parte das várias ações do Comitê Regional de Enfrentamento às Arboviroses, instituído pelo Governo do Estado”, conclui.

Para a diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Marcela Lencine Ferraz, a “Qualificação Arboviroses” deve ser compartilhada pelos participantes em seus municípios, tanto no manejo clínico quanto na atualização dos planos de contingências. “Que a gente possa discutir e sair daqui e fazer com que essas informações circulem nos municípios. Que vocês possam voltar para seus locais de trabalho e multiplicar com seus colegas tudo aquilo que foi discutido aqui”, orientou.
Para realizar o evento, a SRS Passos contou com a parceria do Consórcio Ameg e secretarias municipais de Saúde de Passos, Cássia e São Sebastião do Paraíso, que colaboraram com a logística e cessão de profissionais para palestras.

Com 159 participantes nos dois dias de programação, a “Qualificação Arboviroses: Manejo Clínico e Planos Municipais de Contingências” da SRS Passos teve as temáticas abordadas por profissionais de saúde e referências técnicas estaduais, regionais e municipais.

Créditos: Ascom SRS Passos

Segundo a referência técnica de APS e um dos organizadores do evento na SRS Passos, Gilmar Antonio Batista Machado, “a qualificação foi uma oportunidade para um chamado regional, para minorarmos o número de casos agravados e de mortes pelas arboviroses, em especial da dengue”. “Além disso, foi uma oportunidade para discutir o manejo adequado da dengue nos quatro grupos de pessoas com a patologia, enfatizando a real importância das avaliações diárias no seguimento ambulatorial para pessoas com condições especiais e/ou sinais de alarme”, avalia. “A atenção nesse momento faz com que diminuamos o risco de agravamentos e mortes e tenhamos uma assistência mais resolutiva”, observou.
Nos dias 5, 9 e 13 de março, a SRS Passos já havia promovido uma qualificação exclusiva para o manejo clínico da dengue. Essa ação foi realizada por microrregiões de saúde, em Cássia e São Sebastião do Paraíso (5/3), Piumhi (9/3) e Passos (13/3).

Situação epidemiológica

Na área de abrangência da SRS Passos, a situação epidemiológica de dengue, chikungunya e zika vírus até 25 de março, conforme o Painel de Monitoramento de Casos da SES-MG, era a seguinte: 17.368 casos prováveis de dengue, 6.822 confirmados e 20 óbitos em investigação. De chikungunya são 32 casos prováveis e dois confirmados, sem notificação de óbito. Não há registros de zika vírus na região.

Governo Unido

A Qualificação Arboviroses na SRS Passos ressaltou a importância da união do Estado e suas instituições no enfrentamento das arboviroses, especialmente a dengue. O evento teve as presenças de referências técnicas estaduais – Marcela Lencine, Roseli Andrade e Samara Barbosa (Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses, Cevarb), Fabiano Pimenta (consultor da Organização Pan-Americana de Saúde, OPAS), Marília Lima Cruz Rocha (Fundação Ezequiel Dias, Funed) – médicos que atuam em municípios da região - Amanda Morais Gonçalves (Cássia), Priscila Freitas das Neves e Lívia Pimenta de Andrade (Passos) e José Carlos Costa Júnior (São Sebastião do Paraíso).

Pela Regional de Saúde de Passos, participaram as referências Patrícia Mendes Costa, coordenadora do Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses, Gilmar Antonio Batista Machado, referência técnica da Atenção Primária à Saúde e um dos organizadores do evento, e Enio Modesto, assessor de comunicação e mobilização social.

Por Enio Modesto