A Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano (SRS), por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador, realizou nos dias 25 e 26 (terça e quarta) a capacitação em Vigilância dos Eventos Adversos Pós-Vacinais e Vacinação Segura (VEAPV). O objetivo da capacitação, segundo a Referência Técnica em Imunização da SRS de Coronel Fabriciano, enfermeira Micheli Moreira Egydio, foi atualizar e preparar os enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais de saúde ligados direta ou indiretamente às atividades de imunização dos 35 municípios da Região Metropolitana do Vale do Aço.

20161026 111127

A Referência Técnica em Imunização da SRS de Coronel Fabriciano, enfermeira Micheli Moreira Egydio, que ministrou a capacitação, informou que a tarefa da Vigilância Epidemiológica dos Eventos Adversos Pós-vacinação é realizar o monitoramento destes eventos permitindo que os benefícios alcançados com a utilização das vacinas sejam sempre superiores aos seus possíveis riscos. “Trata-se de um sistema de monitoramento e investigação que proporciona o conhecimento de eventos temporalmente associados à vacinação, visando contribuir com a manutenção da credibilidade dos programas de imunização, junto a população e aos profissionais de saúde”, enfatizou Micheli.

Além da abordagem aos eventos adversos, outro tema apresentado e discutido durante a capacitação foi ‘Vacinação Segura’, que significa toda a política, ações e procedimentos em saúde pública relacionada à administração de vacinas. Sua finalidade é minimizar os riscos de transmissão de doenças e de maximizar a efetividade das vacinas. “Quando se trabalha na área de saúde, em nosso caso imunização (vacinas) são fundamentais a educação permanente e o acompanhamento constante de todo o processo de trabalho em imunização, isso para uma atuação mais efetiva, instrumentalizando o profissional para supervisão e consequentemente oferta de uma assistência de qualidade ao usuário do SUS”, finaliza Micheli.

Por Flávio Samuel