A Regional de Saúde de Teófilo Otoni participou, nesta sexta-feira (03/05), de uma carreata em apoio à campanha Maio Amarelo. Com a presença de diferentes instituições, o objetivo do movimento foi conscientizar a população sobre a segurança no trânsito.

Conforme explica a referência técnica em doenças e agravos não transmissíveis da Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Rosiane Pessoa Teixeira, Maio Amarelo é um movimento que atua em diversas frentes para salvar vidas nas vias e rodovias de todo o país. “O movimento traz a conscientização de que o trânsito deve ser seguro para todos e em qualquer situação”, explica.

Crédito: Débora Ramos Goecking

Com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, durante todo o mês de maio serão realizadas ações de conscientização, com atenção especial ao público masculino, envolvido em 80% dos acidentes de trânsito. “É um agravo de grande importância, pois um acidente no trânsito pode causar incapacidade física, adoecimento e, em alguns casos, levar até a morte, gerando diferentes impactos na sociedade”, pontuou Rosiane Teixeira.

Em Teófilo Otoni, o movimento Maio Amarelo faz parte do plano de ação do Comitê Intersetorial Municipal Vida no Trânsito, que foi instituído há um ano pelo Decreto Municipal número 7.830 de 2018. Dezesseis instituições públicas da cidade, entre elas a Regional de Saúde de Teófilo Otoni, na condição de coordenadora, fazem parte do comitê. Para Bruno Soares, munícipe de Teófilo Otoni e que acompanhou a carreata, a educação no trânsito se dá por meio de uma mudança de comportamento. “Os resultados obtidos através de ações como essa serão apresentados em longo prazo”, afirma.

Por Déborah Ramos Goecking