A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano promoveu, nos dias 23 e 24/4, o 8° encontro do Projeto Saúde em Rede, uma iniciativa voltada para aprimorar a articulação entre os diversos níveis de atendimento, reorganizar as equipes de saúde e fortalecer a integração entre a atenção primária, atenção especializada e hospitalar.

O encontro foi destinado aos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Ambulatorial Especializada dos 35 municípios da macrorregião de Saúde Vale do Aço. Nos dois dias, os participantes receberam a orientação sobre o cuidado com as gestantes e mulheres em período de puerpério, além de outros temas voltados à saúde.

26.04.2024 - Coronel Fabriciano -Saúde em Rede 2- SRS Coronel Fabriciano

Anelize Tuler, analista regional da SRS Coronel Fabriciano, afirmou que o projeto traz estratégias e ferramentas de trabalho que formam uma padronização dos serviços. A analista regional explica que os profissionais têm muito conhecimento e sabem o que tem que ser feito, mas, com a correria do dia a dia, faltava estratégia e a ferramenta. “O principal sobre a rede, é que, além de conseguir juntar todos os municípios no mesmo ambiente, a gente alinha a estratégia. Então, todos os municípios vão trabalhar com as mesmas estratégias de administração, de gestão e saúde”, detalhou.

Já a Especialista em Políticas e Gestão da Saúde, Maria Martha Aparecida, observa que o Saúde em Rede visa a integração entre a Atenção Primária da Saúde (APS) e a Atenção Ambulatorial Especializada (AAE). “As oficinas são realizadas mensalmente, com atividades integradas entre a APS e a Atenção Especializada e momentos de trabalhos específicos de cada setor”. Maria Martha esclarece que o projeto piloto iniciou em 2019, sendo implementado na região do Vale do Jequitinhonha. Já na região do Vale do Aço, o Saúde em Rede começou no final de 2021 e o último encontro será em maio de 2024, porém o projeto não se encerrá”, afirmou.

Saúde em Rede
O projeto Saúde em Rede é um processo de educação permanente, que tem como propósito desenvolver a competência das equipes para o planejamento e a organização da atenção à saúde, com foco nas necessidades dos usuários.

Para mais informações sobre o Projeto Saúde em Rede acesse: https://www.saude.mg.gov.br/fale-conosco/page/1872-saude-em-rede-2022

Por Gabriel Barroso, estagiário sob supervisão / Fotos: SRS Coronel Fabriciano