Nos dias 19 e 20 de fevereiro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio das Unidades Regionais de Saúde de Barbacena e São João Del Rei promoveu, em Barbacena, a capacitação “Qualificação Arboviroses: Manejo Clínico e Plano Municipal de Contingência”. Na ocasião, cerca de 250 profissionais de saúde de 51 municípios da macrorregião de Saúde Centro Sul estiveram presentes, além de parceiros de órgãos estaduais e demais convidados.

A capacitação, que está sendo promovida pela SES-MG em todas as macrorregiões de saúde do estado em fevereiro e março, abrange dois momentos: Qualificação em Manejo Clínico das Arboviroses, que tem como objetivo qualificar os profissionais para atuar na resposta assistencial e atendimento dos pacientes suspeitos de arboviroses, e uma Oficina de Plano de Contingência das Arboviroses, com objetivo de orientar as equipes municipais para ativação de níveis de respostas para os cenários das arboviroses.

20.02.2024-Barbacena-manejoclínico 2

“Esse evento faz parte da estratégia de Governo Unido no Combate ao Mosquito, que abrange todas as macrorregiões. São dois dias de programação, no primeiro dia convidamos atores estratégicos da saúde e do poder público da região e, no segundo dia, o enfoque é sobre o manejo clínico para capacitação de profissionais”, explicou o superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Renato Soares dos Reis.

Durante o evento, a superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Jaqueline Oliveira, falou sobre o cenário epidêmico da dengue no estado em 2024, pois desde a primeira semana de janeiro, foram observados números expressivos de casos quando comparamos com os cenários dos anos anteriores. Em 2024 há mais casos registrados. “A gente está com a curva em ascensão, e nesse momento, toda atenção é voltada para o manejo adequado dos casos, para contenção e principalmente para o controle dos vetores, pra gente tentar bloquear essa transmissão do vírus da dengue”, alertou.

Sobre as ações que o Estado de Minas tem realizado no combate ao Aedes, Jaqueline Oliveira detalhou: “o Estado tem trabalhado ativamente junto aos municípios, com orientações, com apoio financeiro e, principalmente, com qualificação dos profissionais, que é uma das iniciativas que estamos fazendo aqui hoje”. Segundo ela,   qualificar os profissionais que atuam na linha de frente, na assistência do atendimento ao paciente, é a principal forma para que seja possível realizar um manejo adequado, reduzir o registro de casos graves e, principalmente, de óbitos que são evitáveis. “Além disso, temos trabalhado o controle vetorial. É importante mobilizar toda a população nesse momento porque grande parte dos focos do mosquito está localizada nas casas, então é necessário que toda a população esteja engajada junto à equipe de saúde, aos profissionais de seu município para conseguirmos controlar a epidemia”, completou a superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG.

Ainda sobre a capacitação, a gerente Regional de Saúde de São João del-Rei, Edwalda Assumpção, destacou que “esse é um momento muito importante, planejado pelo Estado de Minas, para que haja o reconhecimento da responsabilidade de todos nesse processo de mudança do cenário bem agravado que a gente está vivendo”, pontuou.

Em sua fala, o promotor do Ministério Público (MP) de Barbacena, Luís Paulo Bhering, destacou que “estamos vivendo um momento histórico do problema das arboviroses na nossa região, que é alarmante e preocupante. A única forma de lidarmos com isso é todos darmos as mãos e lutarmos juntos porque ninguém sozinho vai conseguir vencer esse grande desafio. Então, toda a sociedade, os órgãos públicos, enfim, todos juntos precisamos somar esforços para esse combate”, destacou.

20.02.2024-Barbacena-manejoclínico 3

Sobre o cenário das arboviroses na região e o trabalho que vem sendo realizado pelo estado, superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Renato Reis, destacou que “desde dezembro de 2023, a Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena identificou que teríamos um cenário inédito de casos de dengue na nossa região, com um pico de casos além do esperado no período sazonal”, pontuou.

Sobre a importância da capacitação em manejo clínico e da vigilância em saúde, o superintendente também falou do trabalho realizado pela SRS Barbacena. “Nossa regional já vem promovendo as capacitações em manejo clínico e organização de vigilância desde dezembro. É algo que faz muita diferença abordar os casos o mais precocemente possível para identificar sintomas, hidratar e evitar a evolução para casos graves. É importante também a organização de vigilância, para que todos os municípios consigam notificar os casos e evitarmos o vazio do banco de dados”, explicou. Renato Reis complementou dizendo que “estamos com um cenário muito preocupante com mais de 8 mil casos notificados no nosso painel estadual de dengue. É uma situação que nos deixa em alerta e por isso toda essa mobilização que a gente vem fazendo”.

Em relação às ações que o Estado e Unidades Regionais de Saúde (URSs) têm promovido, o superintendente destacou que têm sido realizados diversos eventos de qualificação para os profissionais de saúde para que em todos os pontos onde o cidadão possa ir, como Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), hospitais, que haja profissionais qualificados. “O que temos de mais importante quando o cenário está com a doença já instalada é a identificação precoce. Então, é fundamental que todos os profissionais estejam capacitados para identificar precocemente e fazer a intervenção para evitar agravos”, finalizou.

Por Priscila Rezende