A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre realizou, na quarta-feira, 07/02, por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa), uma reunião sobre a Política de Pactuação da Responsabilidade de Fiscalização dos Produtos e Serviços Sujeitos ao Controle Sanitário no âmbito da Vigilância Sanitária de Minas Gerais.

De acordo com Lizziane Felizardo dos Santos, coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária, a iniciativa contribui para o fortalecimento da capacidade técnica, estrutural e operacional das vigilâncias sanitárias municipais, melhorando as ações executadas em sua área de abrangência, para prevenção de riscos à saúde e de intervenções nos problemas sanitários decorrentes da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse à saúde.

Por meio  da pactuação das responsabilidades de fiscalização dos produtos e serviços sujeitos ao controle sanitário com os referidos municípios, serão descentralizados 31 estabelecimentos sujeitos ao controle sanitário que atualmente estão cadastrados no Núcleo de Vigilância Sanitária da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre.

A gerente da Divisão de Vigilância em Saúde do município de de Andradas, Ana Beatriz Sasseron, reforçou a importância da descentralização  na Vigilância. “As ações de descentralização da Vigilância Sanitária, como a referida pactuação, contribuem para o aumento da autonomia da Vigilância Sanitária Municipal e comprometimento das equipes na busca de melhoria contínua através da implementação dos processos de qualidade, capacitação, reestruturação do setor e ampliação de recursos humanos”, disse.

A gerente também ressaltou importância da parceria e colaboração entre o Governo de Minas, por meio de suas Regionais de Saúde, e municípios, dizendo que  esse fator ajuda a “cumprir as demandas e ter resposta rápida para promover e proteger a saúde, contando sempre com o apoio e respaldo da Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre”, concluiu Ana Beatriz.

Foto: Otávio Coutinho

Por Otávio Coutinho