A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina promoveu, nos dias 24 e 26 de janeiro, uma reunião estratégica emergencial que objetivou o alinhamento das ações de combate às arboviroses (dengue, zika, chikungunya e febre amarela). O encontro, que ocorreu no auditório da regional, contou com a participação de gestores de saúde e representantes dos Conselhos Municipais de Saúde dos municípios da área da SRS Diamantina, que abrange 31 cidades.

O foco da reunião foi o fortalecimento das ações de prevenção e controle diante do aumento alarmante de casos de dengue no início de 2024. Conforme dados do Painel de Monitoramento de Casos da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nas três primeiras semanas do ano já foram notificados 1.675 casos suspeitos de dengue na macrorregião de Saúde Jequitinhonha, destes, 885 casos foram confirmados. Isso representa aumentos de 1346% no número de casos suspeitos e 1006% nos confirmados comparado ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 116 casos suspeitos e 80 confirmados.

29.01.2024- Diamantina - Aboviroses

"Estamos enfrentando um aumento preocupante de casos de arboviroses em nossa região, especialmente relacionado à dengue. Por isso, essa reunião foi fundamental para alinhar as ações conjuntas de combate ao vetor e organização da rede assistencial aos pacientes visando mitigar os impactos da doença para evitar internações e óbitos", destacou Mariana Cristina Rocha, coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Diamantina.

Durante a reunião, foram abordados temas relacionados ao cenário epidemiológico do território, orientações sobre controle vetorial, manejo clínico, assistência aos pacientes, estratégias de comunicação e mobilização social. Além disso, foi enfatizada a necessidade de conscientização e maior engajamento da população, uma vez que cerca de 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das residências.

Reforço de recursos estaduais

Para apoiar as ações dos municípios, o Governo do Estado, por meio da Resolução SES/MG No 9.201 de 6 de dezembro de 2023, destinou cerca de R$1,7 milhão para os 31 municípios da área de abrangência da SRS Diamantina. Os valores serão repassados em duas parcelas (fixa e variável), de acordo com a resolução. A parcela fixa, correspondente a 60% do montante previsto, já foi repassada aos municípios. Já a parcela variável, relativa aos outros 40%, está sujeita ao cumprimento de metas específicas pelos municípios.

Por Ricardo Maciel