O Hospital São Vicente de Paulo, localizado no município de Araçuaí, inaugurou, na última segunda-feira (22/1), o seu novo serviço de tomografia computadorizada. A compra do equipamento, licitado pela Prefeitura de Araçuaí, foi possível graças ao financiamento da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do programa estadual Valora Minas, que faz parte da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas.

Para a aquisição do tomógrafo, foram repassados aproximadamente R$1,5 milhão, provenientes da Resolução SES/MG nº 7874/2021, que destinou R$160 milhões para aquisição de 104 tomógrafos em Minas Gerais, com foco em regiões carentes desse tipo de serviço. A medida é fruto de decisão conjunta, entre a SES e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG), dentro dos princípios de regionalização e integração do Sistema Único de Saúde (SUS).

24.01.2024-Diamantina-tomógrafo Araçuaí 2

“A tomografia computadorizada é um exame essencial na medicina moderna e sua implementação no Hospital São Vicente representa um grande avanço para Araçuaí e toda a microrregião. O novo aparelho permitirá diagnósticos mais precisos e rápidos de uma série de condições clínicas, como traumatismos, Acidente Vascular Cerebral (AVC), tumores e outras afecções”, ressaltou Deliane Betania Lopes, referência técnica dos programas hospitalares da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina.

O secretário municipal de Saúde, Israel Francisco Ornelas da Silva, enfatizou a importância da aquisição do tomógrafo para a microrregião. Segundo o secretário, "o tomógrafo vai beneficiar uma população de cerca de 89 mil usuários do SUS, que agora contarão com exames de imagem na própria instituição hospitalar, sem a necessidade de se deslocarem para buscar atendimento particular. Isso deve agilizar diagnósticos e tratamentos".

De acordo com a direção do hospital, “essa iniciativa e parceria é um reflexo do compromisso contínuo de todos em proporcionar serviços de saúde de qualidade e acessíveis para a população. O acesso a serviços de diagnóstico avançados é um direito fundamental de todos, e este passo representa nosso comprometimento em levar inovação e cuidado à nossa comunidade”.

24.01.2024-Diamantina-tomógrafo Araçuaí 3

Programa Valora Minas

O programa Valora Minas, implementado em 2021 pelo Governo do Estado, busca melhorar o atendimento e aumentar o acesso da população à saúde, otimizando a distribuição de recursos entre as regiões de Minas e vinculando os repasses financeiros à qualidade dos serviços e resultados apresentados pelos hospitais beneficiados.

Por Ricardo Maciel / Foto: Divulgação - Hospital São Vicente de Paulo