Dezembro, mês do natal, quando a cor vermelha fica mais evidente nas decorações. E o vermelho ganha mais espaço no calendário devido à campanha de conscientização sobre a aids. A campanha “Dezembro Vermelho” busca orientar as pessoas sobre a infecção.

No município de Bicas, equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm feito programações voltadas para o tema, para levar informação ao maior número de pessoas.  No dia 15 de dezembro, no bairro Gilson Lamha, que dá nome à UBS, os moradores foram convidados a participarem de uma palestra e realizarem o teste rápido.

A responsável por apresentar a palestra foi a dentista Caroline Cazarim Elias. Segundo a profissional de saúde, é necessário desfazer alguns mitos relacionados ao HIV/Aids. “Antigamente havia um preconceito com os portadores de Aids. Até mesmo agentes de saúde evitavam se aproximar, tocar. Hoje todos sabemos que a transmissão do vírus não se dá pela aproximação”, explicou.

18.122023-juizdefora-aidsbicas2

A enfermeira Deusiane Ferreira Carvalho foi a responsável pela realização dos testes rápidos. Segundo ela, as pessoas podem solicitar a realização em qualquer unidade de saúde sempre que passar por uma situação de risco. “No teste é colhido um pouco de sangue e entre 5 e 10 minutos sai o resultado. A testagem serve para quatro tipos de doenças: Aids, sífilis, hepatite A e B”, descreveu.

Uma moradora do bairro, que fez o teste rápido, mas preferiu não dizer o nome, disse que sempre faz o teste, pois é necessário para saber como está a saúde. “É importante fazer, é rápido. A gente tem que se cuidar sabendo como nossa saúde está”, contou.

A campanha Dezembro Vermelho, em Bicas, conta com programação ao longo do mês em outras unidades de saúde. No dia 18/12, haverá roda de conversa voltada para funcionários do comércio local.

 

A campanha

O HIV/Aids é uma doença séria e afeta todo o mundo. Por isso, disseminar informações sobre a doença e sua forma de prevenção é muito importante. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), o Brasil é referência internacional no tratamento de HIV/Aids, disponibilizando tratamento (antirretroviral), bem como o acesso a testagem, ao preservativo (camisinha) e gel lubrificante.

 

Principais formas de prevenção

  • Use preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais.

  • Não compartilhe agulhas, seringas, canudos ou cachimbos.

  • Fique atento ao uso de material esterilizado na aplicação de tatuagens e piercings.

  • Realize o pré-natal, com exames regulares, durante a gestação.

  • Verifique o uso de materiais esterilizados em clínicas odontológicas, manicures e barbearias.

  • Evite o uso abusivo de álcool e outras drogas ilícitas. Elas podem alterar o nível de consciência do indivíduo e a capacidade de tomar decisões sobre a forma de se proteger. 

Por Jonathas Mendes