Foi reativado o Comitê Regional de Investigação de Transmissão Vertical de Infecções Sexualmente Transmissíveis (CRITV/ISTs) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Juiz de Fora, no dia 10/11, após aprovação do regimento interno durante a reunião ordinária, que ocorre mensalmente.

Um dos objetivos do comitê é investigar os casos na área de abrangência da SRS Juiz de Fora e buscar a eliminação de infecções como sífilis congênita, hepatites B e C, HIV/aids em menores de 5 anos.

Segundo a referência técnica em ISTs, Rafaela Almeida de Oliveira, o trabalho desenvolvido pelo comitê será amplamente comunicado. “Os produtos e resultados da atuação do comitê serão divulgados, respeitando o princípio da publicidade e da transparência”, disse.

2023.11.17-juizdefora-comite-istsUma das competências do comitê, segundo o regimento, é cobrar, receber e analisar as investigações dos municípios. Mas, em 2021, segundo a referência técnica do Sistema de Informações de Agravo de Notificações (Sinan), Paula Ferreira, devido à sobrecarga de demandas das áreas técnicas municipais, as atividades do comitê pararam.  “O grande número de demandas dos municípios interferiu na troca de informações”, explica.

Agora, com o retorno das atividades, as reuniões vão ocorrer uma vez por mês. Um dos produtos que serão gerados pelo comitê é o relatório anual de transmissão vertical de ISTs nos municípios da área de abrangência da regional.

No mês de outubro foi divulgado o informe epidemiológico da sífilis, que compreende todo o ano de 2022 e traz dados sobre a IST no território.

Por Jonathas Mendes