Na segunda e terça-feira, 7 e 8 de agosto, um grupo formado pela equipe da Superintendência Regional de Saúde (SRS) Uberaba, juntamente com representantes do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), discutiu medidas de prevenção e controle do vírus causador da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) na área de abrangência da macrorregião de Saúde Triângulo Sul.

Equipamentos de proteção individual, recolhimento e destinação de carcaças de aves silvestres em perímetros urbanos, divulgação de orientações importantes à população e aos pequenos produtores, detecção e notificação precoce de ocorrência de aves mortas ou sintomáticas, destinação e condutas para lidar com aves doentes ou mortas, local para atendimento às notificações e fluxo de comunicação entre as instituições envolvidas, foram os pontos abordados na reunião.

As discussões foram desencadeadas na videoconferência realizada na segunda-feira, realizada em conjunto com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SISEMA), Polícia Militar de Minas Gerais, Instituto Estadual de Florestas (IEF), IMA e Emater-MG.

Representantes do IMA, Emater e SRS Uberaba em reunião sobre Influenza Aviária

De acordo com Eurípedes Leitão, superintendente regional de saúde de Uberaba, a união dos órgãos estaduais que participaram do encontro fortalecerá o combate a possíveis focos de gripe aviária. Segundo ele, “cada órgão seguirá seus protocolos específicos, mas as ações conjuntas serão mais efetivas na redução da possibilidade de instalação da gripe aviária em Minas Gerais. Estamos estabelecendo uma série de medidas que serão levadas à toda a macrorregião de Saúde Triângulo Sul, em contato direto com os municípios, para evitar a proliferação da doença ", concluiu.

A coordenadora regional do IMA de Uberaba, Deise Macedo, juntamente com a veterinária e fiscal agropecuária, Débora Lopes Pericole, estiveram presentes na reunião. Deise esclareceu que “o órgão está vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), e é responsável pelo tratamento, com rapidez, na erradicação de possíveis focos, a partir das notificações de aves doentes”.

O coordenador técnico regional da EMATER, também vinculada à SEAPA, Albany Arcega, afirmou que “já existem diretrizes definidas, junto aos produtores rurais, sobre prevenção, fluxo de notificações, e tratamento para casos de doenças, mas em conjunto com a SES-MG, foram traçadas estratégias para levar essas informações também à toda população urbana”.

Por Sara Braga