Com estimativa de atender demandas de uma população estimada em mais de 78,1 mil habitantes, e realizar anualmente cerca de 3.160 procedimentos, a microrregião de Saúde de Bocaiúva vai implantar um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Tipo I. A proposta foi homologada dia 7 de junho, em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS), realizada no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), em Montes Claros.

O coordenador de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros, João Alves Pereira, explica que a homologação da proposta prevê o adiantamento de R$ 60 mil por parte do Governo Federal, além de R$ 579,4 mil a serem repassados pelo Governo do Estado para que o CEO seja instalado em Bocaiúva, município polo da microrregião. Ao todo o incentivo financeiro previsto para ser repassado ao município é superior a R$ 639,4 mil, destinado à compra de equipamentos e material permanente.

Termo de compromisso assinado pelo gestor de Bocaiúva assegura que em até 24 meses, após o recebimento do incentivo financeiro estadual, o município solicitará a habilitação do CEO junto ao Ministério da Saúde.

Ainda segundo o coordenador João Alves, “a SRS Montes Claros emitiu parecer favorável à implantação do CEO na microrregião, considerando a análise dos cenários epidemiológico e assistencial, bem como a importância do pleito para assegurar a integralidade da assistência à saúde bucal da população”.

A referência técnica em saúde bucal da SRS, Juliane Damasceno explica que a proposta é de que o Centro de Especialidades Odontológicas atenderá demandas dos municípios de Bocaiúva, Engenheiro Navarro, Guaraciama, Olhos D´Água, Francisco Dumont e Joaquim Felício. Entre os procedimentos que serão realizados pelo Centro está o atendimento anual de 960 pacientes com necessidades especiais; realização de 960 procedimentos de estomatologia e cirurgia oral; 720 procedimentos de periodontia e 420 de endodontia.

Foto: Ascom/Unimontes

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, destaca a importância dos novos serviços de saúde bucal a serem instalados em microrregiões ainda não contempladas no Norte de Minas. “Isso possibilitará aos usuários do Sistema Único de Saúde terem acesso a atendimentos sem precisar se deslocar longas distâncias, além de fortalecer os serviços de atenção primária dos municípios”, pontua a superintendente.

Mais recursos

Por meio da Resolução 8.436, publicada dia 9 de novembro de 2022, além da microrregião de Saúde de Bocaiúva, a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) disponibilizou R$ 579,4 mil para a instalação de um CEO Tipo I em Manga. Esse município, que integra a área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária, compõe a lista de 21 localidades consideradas prioritárias para a instalação de CEOs até o final deste ano.

Outros 13 municípios do Norte de Minas estão sendo contemplados pela SES-MG com a disponibilização de recursos superiores a R$ 2,7 milhões, destinados à compra de equipamentos e materiais permanentes para a estruturação de centros de especialidades odontológicas. Na área de atuação da SRS estão sendo contemplados: Montes Claros (R$ 611,6 mil); Coração de Jesus, Rio Pardo de Minas e Taiobeiras (R$ 210,9 mil para cada município); Francisco Sá, Grão Mogol, Monte Azul, Porteirinha e Salinas (R$ 139,4 mil).

Na área de atuação da GRS Januária, os municípios de Brasília de Minas e Itacarambi têm disponibilizados R$ 210, 9 mil para cada localidade. Na área de atuação da GRS Pirapora, os municípios de Buritizeiro e Várzea da Palma terão R$ 139,4 mil para investimentos em centros de especialidades odontológicas.

Por Pedro Ricardo