Envolvendo a participação de coordenadores de Atenção Primária e Atenção Especializada em Saúde de 17 municípios que integram as microrregiões de Saúde de Montes Claros, Bocaiúva e Francisco Sá, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciou na terça-feira, 25 de abril, a realização da primeira oficina da terceira onda de implantação do Projeto Estratégico Saúde em Rede. Os trabalhos continuam na quarta-feira, no auditório do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), em Montes Claros, numa iniciativa coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) com a participação da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG).

Entre novembro do ano passado e janeiro deste ano foram realizadas três fases preparatórias para a implantação da última etapa do Projeto Saúde em Rede em 42 municípios do Norte de Minas. Vinte e sete localidades pertencentes à área de atuação da SRS Montes Claros receberam R$ 4,3 milhões para a implantação do Projeto, e outros R$ 2,4 milhões foram repassados para 15 municípios que integram a área de atuação da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Januária.

Dinâmica da primeira oficina do Projeto Saúde em Rede - Foto: Pedro Ricardo

O Projeto Saúde em Rede foi iniciado em 2019, no Vale do Jequitinhonha, e tem o objetivo de formar tutores que estão atuando junto com os municípios na estruturação das redes de atenção à saúde, visando transformar o atual modelo hierárquico que tem os hospitais como centros dos atendimentos, para dar lugar à gestão integrativa da saúde. Nesse novo modelo, os serviços de atenção primária dos municípios passarão a ser os ordenadores dos cuidados em saúde.

Com previsão de serem realizadas num prazo de um ano e meio, as oficinas do Projeto Saúde em Rede nas microrregiões de Saúde de Montes Claros, Bocaiúva e Francisco Sá são conduzidas pelas referências técnicas da Coordenadoria de Atenção à Saúde da SRS, Denise Silveira, Ludmila Ferraz e Juliane Damasceno. Nesta primeira oficina os participantes estão abordando questões relativas à implementação do Projeto e à sua proposta pedagógica; conceitos de educação permanente em saúde e de educação continuada, além da análise das características do trabalho em equipe nos serviços de saúde, com abordagem de estratégias e ações voltadas para o fortalecimento do trabalho colaborativo.

Os profissionais estão conhecendo a proposta do plano de ação para o monitoramento e implementação de mudanças nas práticas e na organização dos serviços de atenção primária e especializada em saúde. Posteriormente vão pactuar a realização de atividades de dispersão do Projeto para os demais profissionais que compõem as equipes municipais de saúde.

Quinta e sexta-feira, 27 e 28 de abril, as referências técnicas da SRS Montes Claros, Graciele Fernandes Silva e Patrícia Lima Magalhães, vão coordenar em Janaúba a realização da primeira oficina da terceira onda do Projeto Saúde em Rede. Os trabalhos envolvem profissionais de saúde dos municípios da microrregião de Saúde Janaúba/Monte Azul.

O coordenador de Atenção à Saúde da SRS, João Alves Pereira, avalia que “o Projeto Saúde em Rede fortalece os serviços de atenção primária e especializada dos municípios por meio da troca de experiências e aquisição de novos conhecimentos por parte dos profissionais, sobretudo no que se refere à organização das atividades voltadas para o atendimento de demandas da população”.

Por Pedro Ricardo