Com o objetivo de reduzir as mortes maternas e infantis por causas evitáveis, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realizou, no período de 11 a 13 de abril, oficinas de vigilância do óbito nas microrregiões de Saúde de Taiobeiras, Salinas, Janaúba/Monte Azul. A oficina, conduzida pelas referências técnicas da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, Hildeth Maísa Torres Farias, Rosane Versiani de Aguilar e Eusane Ferreira Fonseca Santos, da Coordenadoria de Atenção à Saúde, teve como foco qualificar as referências técnicas municipais e membros dos comitês municipais e hospitalares de prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal.

“A atividade tem o objetivo de reduzir as taxas de mortalidade nas microrregiões de Saúde, por meio da avaliação dos serviços prestados à população e a qualificação dos sistemas de informação”, destacam as referências técnicas. Em maio a realização das oficinas terá continuidade, contemplando as microrregiões de Saúde de Bocaiúva, Francisco Sá, Coração de Jesus e Montes Claros.

Oficina para redução de óbitos maternos e infantis realizada em Salinas - Foto: SRS Montes Claros

Em novembro de 2021, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), lançou o Plano Estadual de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil. A iniciativa reúne uma série de ações intersetoriais que estão sendo implementadas e envolvem desde a Rede de Atenção Primária até a Atenção de Urgência e Emergência. As principais metas são reduzir, até 2023, a Razão de Mortalidade Materna para 40 óbitos por 100 mil nascidos vivos e a Taxa de Mortalidade Infantil para 11,11 por mil nascidos vivos.

Quando as ações foram lançadas, o secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti, observou que “o plano tem o potencial de melhorar com rapidez os atuais indicadores. Quando avaliamos os números, percebemos como boa parte dessas mortes é evitável e como o estado é heterogêneo na forma de condução da linha materno-infantil. As ações propostas são uma oportunidade para trazer um nivelamento de conhecimento, de boas práticas, para todo o estado”, explicou.

Entre os objetivos do Plano Estadual de Enfrentamento à Mortalidade Materna e Infantil estão: Qualificar a rede materno-infantil; fornecer às mulheres e aos homens acesso aos meios de anticoncepção ou de concepção segura nos serviços de saúde, com orientação aos riscos reprodutivos; viabilizar serviços de atenção materno-infantil de qualidade dentro dos sistemas integrados de serviços à saúde; qualificar os profissionais para a atenção pré-gestacional, pré-natal, parto e puerpério nos estabelecimentos de saúde.

Também integram os objetivos do Plano Estadual a qualificação de profissionais para o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança menor de um ano nos estabelecimentos de saúde; promover o acompanhamento adequado ao recém-nascido de risco; promover a qualidade do cuidado e a segurança do paciente na assistência materna, conforme as diretrizes do Projeto de Aprimoramento da Gestão de Segurança do Paciente; fortalecer os sistemas de informação e vigilância da saúde materna e perinatal e as estatísticas vitais no contexto dos sistemas nacionais de informação; e fomentar a construção de medidas emergenciais que possam ter impacto na prevenção dos óbitos maternos e infantis por Covid-19.

Por Pedro Ricardo