A disponibilização de testes rápidos para o diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis – (ISTs), entre elas o HIV (vírus causador da Aids), está possibilitando à população do Norte de Minas a identificação de doenças de maneira precoce e, com isso, acelerando os tratamentos. A avaliação é da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS). De um total de 54 municípios que compõem a área de jurisdição da SRS, 53 localidades já realizam testes rápidos nos serviços de atenção primária.

A referência técnica em doenças sexualmente transmissíveis da Superintendência Regional de Saúde, Márcia Azevedo Corrêa entende que “a adoção da estratégia de implantação dos testes rápidos nos municípios se constitui iniciativa de grande relevância, pois proporciona o diagnóstico oportuno, fator determinante para uma melhor resposta dos pacientes aos tratamentos de infecções causadas pelo HIV e por outros agravos”.

Com relação ao HIV, anualmente as secretarias municipais de saúde da área de atuação da SRS têm realizado uma média de 36.335 testes rápidos, conforme dados contabilizados pelo Ministério da Saúde por meio do Sistema de Controle Logístico de Insumos Laboratoriais (SISLOGLAB). O sistema é coordenado pelo Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Por outro lado, dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – (Sinan), administrado pelo Ministério da Saúde, revelam que em 2018 foram notificados 149 casos de HIV em municípios da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros. Em 2019 foram registrados 164 casos e, em 2020 os municípios notificaram 152 casos de infecções por HIV. Já no ano passado os registros aumentaram para 217 casos.

Na avaliação da Coordenadoria de Vigilância em Saúde o aumento dos casos notificados em 2021 pode ser reflexo do controle da pandemia da covid-19 o que, consequentemente, possibilitou a retomada dos atendimentos da população nos serviços de saúde, bem como a realização de maior quantidade de testes rápidos.

Créditos: Pedro Ricardo

“Quanto mais profissionais de saúde estiverem capacitados para a realização de testes rápidos nos serviços de atenção primária, provavelmente teremos um aumento nas notificações das doenças sexualmente transmissíveis, entre elas o HIV. Assim como outras doenças, o diagnóstico precoce de infecções sexualmente transmissíveis é de fundamental importância para que o tratamento e o acompanhamento dos pacientes sejam realizados o mais rápido possível, além de contribuir para conter a transmissão de doenças”, pontua Márcia Corrêa.

Inovações

Além do repasse de kits de testes rápidos e de preservativos para os municípios, a referência técnica explica que a equipe de trabalho da área de ISTs composta por Adriana Barbosa Amaral, Maria Regina Morais e Denise Borges, tem atuado junto com as secretarias de saúde na divulgação de campanhas e de protocolos clínicos elaborados pelo Ministério da Saúde. Além disso, outra iniciativa colocada à disposição dos municípios foi a elaboração de um Padlet (https://padlet.com/adrianabarbosaamaral/wk6yd0aw9h5mm9c2), ferramenta que permite a criação de um mural virtual dinâmico e interativo.

O Padlet tem o objetivo de disseminar informações sobre as infecções sexualmente transmissíveis, visando atualizar os profissionais de saúde de forma contínua quanto aos procedimentos que devem ser adotados no atendimento, tratamento e acompanhamento de pacientes HIV positivos.

Exames
A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes destaca que além de testes rápidos para o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis, entre elas o HIV, o Laboratório Macrorregional do Norte de Minas realizou no ano passado 336 exames de sorologia para diagnóstico de HIV. Neste ano já foram realizados 51 novos exames.

Por outro lado, em 2020 o Laboratório Macrorregional do Norte de Minas foi pioneiro no interior do Estado a integrar a Rede Nacional de Laboratórios e Serviços de Saúde de Contagem de Linfócitos T CD4+ rápido. Esses exames são essenciais para estabelecer a imunidade de referência e avaliar resultados clínicos em pacientes infectados com HIV e hepatite C. Entre julho de 2021 e abril deste ano o Laboratório Macrorregional já realizou 498 exames de contagem de linfócitos, atendendo demandas de pacientes assistidos pela Policlínica da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros e o Centro de Referência em Doenças Infecciosas – (Ceredi), sediado em Janaúba.

“O novo serviço trouxe agilidade na entrega dos resultados para os pacientes. Os resultados dos exames são disponibilizados no Sistema de Controle de Exames Laboratoriais da Rede Nacional de Contagem de Linfócitos CD4+/CD8+ e Carga Viral – (SISCEL) no máximo no dia seguinte à entrega das amostras. Com isso os médicos ganham agilidade na avaliação dos resultados e na condução dos tratamentos dos seus pacientes”, ressaltam as farmacêuticas e referências técnicas do Laboratório Macrorregional do Norte de Minas, Núbia Pereira da Silva e Clarissa Fernandes Gomes.
Em 2021 e nos primeiros meses deste ano a Superintendência Regional de Saúde realizou 1 mil 550 amostras de exames para diagnóstico de carga viral de HIV.

Tratamento
Além da expansão da testagem rápida para o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis no Norte de Minas, as unidades de dispensação de medicamentos dos municípios de Montes Claros e de Janaúba atendem usuários do Sistema Único de Saúde – (SUS), com o repasse de antirretrovirais. Esses medicamentos surgiram na década de 1980, para impedir a multiplicação do HIV no organismo.

Os antirretrovirais ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico dos pacientes e, por isso, o uso regular é fundamental para aumentar o tempo e a qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV e reduzir o número de internações e infecções por doenças oportunistas.

Por Pedro Ricardo