Diversas ações de mobilização social marcaram o segundo Dia D de Combate ao Aedes em Minas Gerais. Em uma parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e 28 municípios da Unidade Regional de Saúde de Teófilo Otoni, a sociedade uniu forças com o setor público para eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, com o objetivo de reduzir o número de casos e mortes evitáveis.

Na Unidade Regional de Saúde de Teófilo Otoni ocorreram, neste sábado 23/3, mutirões de limpeza, entrega de material informativo e orientações à população, além de passeata e blitz educativa, com o objetivo de conscientizar a todos da responsabilidade de manter os ambientes livres de focos do mosquito transmissor da dengue e outras arboviroses. Para Leonardo Figueiredo, superintendente regional de Saúde de Teófilo Otoni, o movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito demonstra a importância de ações conjuntas entre o poder público e a sociedade. “Hoje, 28 municípios da nossa região estão desenvolvendo ações de eliminação do foco e atividades de orientação à população”, disse o superintendente.

Mobilização nos municípios
Em Teófilo Otoni foram realizados mutirões de limpeza nos bairros Jardim Iracema, Jardim das Acácias e Serra Verde. Também foram realizadas ações como carreata, blitz educativa com entrega de material educativo e orientação às pessoas que passavam pela Praça Tiradentes, no centro da cidade. As atividades contaram com a participação de diversas secretarias da prefeitura, além da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Participaram também, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Faculdade de Tecnologia Egídio José da SIlva, Conselho Municipal de Saúde de Teófilo Otoni e Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni.

Para o coordenador de Vigilância em Saúde da SMS de Teófilo Otoni, Thadeu Ramalho, a sociedade tem um papel fundamental na eliminação de focos do mosquito. “Sabemos que 85% dos focos estão dentro das residências”, disse o coordenador. “Temos que ter a responsabilidade e verificar sempre os possíveis acúmulos de água para combatermos efetivamente a dengue”, pontuou Ramalho.

Em Pavão, a 100 quilômetros de distância de Teófilo Otoni, foram realizadas blitz educativa, passeata com a participação da fanfarra municipal, e mutirão de limpeza nos bairros com maior incidência do mosquito. A ação envolveu 20 profissionais de saúde. Foram recolhidos uma tonelada de materiais inservíveis, e cerca de mil pessoas foram orientadas sobre os cuidados para combater a doença.

As altas temperaturas e o período das chuvas - características do Verão - são condições que favorecem a reprodução do Aedes em locais com água parada. Consequentemente, neste período, aumentam os casos de arboviroses.

A prevenção e o combate ao mosquito exigem persistência e esforço coletivo. Justino Ermelindo Gomes, 42 anos, mestre de obras e morador de Teófilo Otoni, recebeu orientação dos profissionais da saúde na Praça Tiradentes. “Todos nós devemos agir junto com órgãos públicos, limpando os nossos quintais, para evitar as doenças causadas pelo mosquito”, disse Justino.

A programação completa do movimento Minas Unida no Combate ao Aedes pode ser conferida no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes.

Esforço conjunto contra o Aedes
Na área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni - que reune 32 municípios, foram notificados em 2024 9.256 casos prováveis de dengue. Desses, 1.467 já foram confirmados. Três óbitos estão em investigação e um foi confirmado para a doença. Com relação à chikungunya, foram notificados 617 casos na região. Desses, 202 foram confirmados e nenhum óbito foi registrado.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES MG), junto com as 28 unidades regionais de saúde (URS), não tem medido esforços para auxiliar os municípios no enfrentamento da pior epidemia de dengue vivenciada em Minas Gerais.

Além de repasses financeiros, a Secretaria - com apoio das URS - tem realizado uma série de capacitações, buscando a qualificação do manejo clínico das arboviroses e implementado Planos de Contingência em todo o estado, com o objetivo de melhorar a assistência ao usuário no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), além de controlar o aumento de casos e de óbitos evitáveis em decorrência de dengue e chikungunya.

Contexto regional
Na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni, é realizado um monitoramento constante do cenário epidemiológico das arboviroses (dengue, chikungunya, zika) na região, e as informações atualizadas são repassadas aos municípios. Além disso, a SRS auxilia os municípios na construção e atualizações dos planos municipais de contingência das arboviroses. Por meio do Comitê Regional de Enfrentamento às Arboviroses, composto por diversas frentes como assistência, epidemiologia, regulação, comunicação e mobilização social, o cenário epidemiológico é analisado e são discutidas estratégias para auxiliar os municípios no enfrentamento às arboviroses.

Outra ação importante é a atuação da força regional composta por dez agentes de saúde pública da SRS Teófilo Otoni, que vêm atuando junto aos municípios em situação de emergência com o objetivo de reforçar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti no território. Em 2024, a força regional já esteve em três municípios, com previsão de atuarem em mais dois nas próximas semanas.

Por Déborah Ramos Goecking