O combate à dengue no município de Ewbank da Câmara teve um gostinho especial no dia 21/3. A ação promovida pelas secretarias municipais de Saúde e Educação foi animada por crianças de três escolas. Os alunos com idades entre 5 e 11 anos, além de receberem várias premiações, incluindo tablets, mochila e kit escolares, conseguiram juntar cerca de 500 quilos de materiais inservíveis, como garrafas plásticas e latinhas de alumínio, segundo o secretário municipal de educação, Michel das Chagas Ferreira.

“Foi cerca de meia tonelada de vários materiais recicláveis. Nós iremos vender e com o dinheiros vamos comprar kits escolares e guloseimas. As garrafas de plástico e latinhas, quando jogados pelas ruas, tornam-se potenciais criadouros de larvas do mosquito Aedes aegypt”, explicou o secretário.

“As crianças são nosso maior porta-voz com os pais. Então resolvemos fazer o Dia D com bastante brincadeiras e um troca inteligente, na qual a criança traz um material que pode acumular água e pode ganhar um kit escolar. É uma maneira da gente conscientizar a população”, completou a secretária municipal de Saúde, Érica Mendes.

Créditos: Divulgação

A iniciativa de conscientização faz parte do movimento “Minas Unida no Combate ao Mosquito”, que teve adesão de aproximadamente 600 municípios mineiros para o segundo Dia D, realizado no dia 23/3. Ainda no município de Ewbank da Câmara, no dia 23, foi feito um mutirão comunitário.

Em um tapete de mais de 12 metros de comprimento por 2 metros de largura, foram expostos mais de 500 desenhos da criançada. O objetivo era aguçar a criatividade dos pequenos, estimulando eles a tentar ficar em primeiro lugar para ganhar um tablet.

“É para que eles aprendam através dos desenhos a maneira correta de evitar os focos dos mosquito Aedes e também multiplicar, para que o município como um todo abrace a causa”, reforçou o secretário Michel Ferreira.

Os servidores da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora, Cláudio José de Castro e Fernanda Matoso, foram convidados para serem os jurados do concurso. O desafio deles foi eleger os três melhores desenhos de cada turma. “Foi uma tarefa muito difícil, pois os alunos realmente entenderam a importância de evitar focos do mosquito. As crianças são agentes transformadores e podem mudar o mundo começando pela própria casa”, destacou a referência do Núcleo de Epidemiologia, Fernanda Matoso.

Créditos: Divulgação

A aluna Flavyane Paschoal, de 9 anos, já entendeu o seu papel. “Eu tenho uma cachorra e sempre tiro a água dela e limpo o pote de água. E não deixo água parada”, disse.

Segundo o último boletim epidemiológico, o município apresenta incidência muito alta de casos suspeitos de dengue. Há algumas semanas, a SRS de Juiz de Fora enviou um carro fumacê para ajudar no combate ao mosquito no município. Segundo os dados do painel epidemiológico da SES-MG, o município já tem 300 casos confirmados da dengue.