A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) marcou presença no Encontro Nacional de Auditores do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (EnaudSUS), realizado de 23 a 25 de abril, em Brasília. O auditorchefe da SES-MG, Alex Rodrigues, e as auditoras Patrícia Vieira, Carla Sandra Aguiar e Ruth Maria Alves foram os representantes da pasta estadual no evento.

Durante o Encontro, foi formada a composição provisória do Comitê do Sistema Nacional de Auditoria (SNA), que deverá construir um regimento interno do grupo e organizar a futura eleição dos seus membros.

Eleito representante dos estados da região Sudeste, o auditorchefe da SES-MG explica que o Comitê terá como um dos principais objetivos fomentar a interlocução constante dos auditores do Sistema Único de Saúde das três esferas federativas de todo país.

“O grupo também trabalhará pela elaboração e consolidação de uma Política Nacional de Auditoria do SUS, conforme aprovado na 17ª Conferência Nacional de Saúde e incluído no Plano Nacional de Saúde 2024-2027”, detalha Alex Rodrigues.

“Por isso, vem sendo realizado, desde 2022, um trabalho de sensibilização dos gestores municipais, sobre a importância de os municípios implantarem um componente municipal do SNA”, afirma.

Trabalhos apresentados

Ao longo do encontro, a auditora Ruth Garcia apresentou o trabalho "Atuação da Auditoria do SUS-MG em Serviços Hospitalares Durante a Pandemia de Covid-19: Contribuições para a Governança em Saúde”, escrito em co-autoria com Alex Rodrigues, Carla Aguiar e Tereza Rezende.

Segundo ela, esta edição do evento teve como um dos pontos fortes a amostra de trabalhos do SNA. “Essa é uma oportunidade para compartilhar com colegas das esferas federal, estaduais e municipais as diversas experiências de auditoria”, destaca.

Outros dois trabalhos escritos por auditores da SES-MG foram aprovados para publicação nos anais do evento: "Análise de Resultados de Auditorias Programadas Realizadas em Municípios de Minas Gerais que Assumiram a Gestão de seus Prestadores”, escrito por Elisângela Marques, e o trabalho “Auditorias Programadas em Municípios Pólo de Microrregião que Assumiram a Gestão de seus Prestadores”, elaborado por Alex Rodrigues.

Além da SES-MG, Minas Gerais também foi representada por auditores municipais do SUS de Belo Horizonte, Contagem, Betim, Barbacena, Divinópolis, Lima Duarte, Montes Claros, São Sebastião do Paraíso, Patos de Minas e Poços de Caldas.

EnaudSUS

O Encontro Nacional de Auditores do Sistema de Auditoria do SUS é promovido pelo DenaSUS (Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde), com o objetivointegrar auditores do SNA e otimizar a execução da atividade no país.

O evento, destinado aos servidores que atuam nos componentes de Auditoria do SUS, contou com apresentação de trabalhos, mesas de debates e conferências.

Por Jornalismo SES-MG