Com o recebimento de cinco de um total de nove certificados de reconhecimento pelos resultados alcançados em 2023, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros foi destaque durante a realização do VI Workshop para o Controle da Tuberculose no Território Mineiro, realizado no período de 23 a 25/4, em Belo Horizonte. O evento reuniu referências técnicas da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ministério da Saúde (MS), Fundação Ezequiel Dias (Funed), Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Durante a apresentação de quatro experiências exitosas para o controle da tuberculose no estado, a referência técnica da SRS Montes Claros, Siderllany Aparecida Vieira Mendes, falou sobre o “Tratamento da Infecção Latente da Tuberculose em Pessoas Vivendo com HIV/Aids”.

A referência técnica destacou a importância do trabalho realizado de forma conjunta. “O monitoramento que a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e de Saúde da SRS vem realizando junto ao Serviço Ambulatorial Especializado (SAE) de Montes Claros e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Janaúba e, ainda, com referências em tuberculose dos municípios, vem melhorando o acesso a tecnologias do cuidado, importantes para o enfrentamento da coinfecção HIV/tuberculose na nossa região”.

Na entrega dos certificados: Siderllany Mendes, Damaris Soares e Clarissa Gomes, com Maíra Veloso, do Nível Central da SES-MG

Também participam da execução das ações no Norte de Minas as referências técnicas de Vigilância Laboratorial e de Tuberculose e Hanseníase, Clarissa Fernandes Gomes e Damaris Soares do Carmo, respectivamente.

Quanto aos cinco certificados de reconhecimento do trabalho que a Superintendência Regional de Saúde tem realizado, Siderllany Mendes destaca que “os resultados colocam em evidência o comprometimento dos profissionais da SES-MG e dos municípios, proporcionando com isso atendimento qualificado às demandas de saúde da população”.

Entre os certificados de reconhecimento conferidos à SRS estão o alcance de cinco importantes indicadores: proporção de casos de tuberculose pulmonar diagnosticados por teste rápido molecular; proporção de realização de cultura entre os casos de tuberculose pulmonar; proporção de casos sem encerramento (branco, ignorado e transferência); proporção de testagem para HIV entre os casos novos de tuberculose e proporção de contatos examinados dos casos novos de tuberculose pulmonar com confirmação laboratorial.

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS, Agna Soares da Silva Menezes, avalia que “o comprometimento dos profissionais da SES-MG e o envolvimento das referências técnicas dos municípios tem proporcionado ao Norte de Minas obter consideráveis avanços no diagnóstico precoce, tratamento e acompanhamento dos pacientes acometidos por tuberculose. O trabalho envolve capacitação e constante atualização dos profissionais, o que propicia o alcance de resultados cada vez mais promissores”.

Cenário
Dados da SES-MG apontam que, nos últimos quatro anos, a cada dia, uma média de 14 pessoas foram diagnosticadas com tuberculose em Minas Gerais, num total de 20.363 casos notificados. No mesmo período, outras 1.735 pessoas morreram em razão da doença, entre casos gerais e demais causas associadas (comorbidades).

Em sintonia com as organizações mundiais, que também respondem pelo tema da campanha “Sim, nós podemos acabar com a tuberculose!”, em 2023, o Ministério da Saúde e a SES-MG estabeleceram a campanha nacional para a eliminação da doença - Brasil Livre da Tuberculose e o Plano Estadual pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública, estratégias para o período 2023-2026. As ações se juntam à estratégia global de enfrentamento denominada “Stop-TB”.

O Comitê Mineiro para o Controle Social da Tuberculose, que integra a Coordenação de Hanseníase e Tuberculose (CHT) promove a participação da sociedade civil nas ações de advocacy (defesa e argumentação em favor da causa), comunicação e mobilização social. O Comitê é formado por órgãos públicos, entidades não governamentais, pessoas acometidas pela tuberculose e por quem vive com o HIV/Aids ou outras comorbidades, interessados em apoiar ações de controle da tuberculose.

Por Pedro Ricardo / Foto: Divulgação-SRS Montes Claros