Com o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e reduzir ou mesmo erradicar doenças que podem ser prevenidas por meio da vacinação, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) promoveu, no sábado, 13/4, o Dia D da estratégia de imunização Vacina Mais Minas, em mais de 600 municípios mineiros. Na área da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, todos os 30 municípios aderiram à ação, com abertura de salas de vacina, pontos de vacinação extramuro e até “drive thru”, tanto na zona urbana como em comunidades rurais.

Na ação de mobilização do Dia D em Ponte Nova, sede da SRS, foram disponibilizadas à população as vacinas contra influenza, conforme público prioritário, além dos imunizantes do Programa Nacional de Imunização (PNI), como as vacinas contra covid, HPV, febre amarela, meningite, hepatite B, além de varicela e triviral. Somente no sábado, foram aplicadas 658 doses nas quatro salas de vacina: São Pedro, Santo Antônio, PAM e Triângulo.

Em Viçosa, onde o Dia D foi realizado massivamente, a estratégia foi abrir todas as quatorze unidades básicas de Saúde (UBS) do município, com foco na vacinação contra a influenza. Ao todo, foram aplicadas 1.371 doses, sendo 1.244 de Influenza e 127 doses de vacinas de rotina. “Ainda continuaremos com a campanha de influenza junto aos grupos prioritários, com todas as nossas salas de vacina abertas, até o final de maio, a fim de que nossa população fique ainda mais protegida”, comentou o secretário municipal de saúde, Rainério Fontes.

Em Porto Firme, outro município da área da SRS, foi aberta a UBS local e colocado um ponto de vacinação ao lado da Prefeitura. No total, foram aplicados 164 imunizantes, sendo 55 crianças e 78 adultos (conforme público-alvo) vacinados contra a Influenza e 31 pessoas vacinadas com dose de reforço contra a covid.

Para a superintendente da SRS Ponte Nova, Josy Duarte, não se deve perder nenhuma oportunidade de vacinação. “Os Dias D são excelente estratégia para colocar em dia o cartão de vacinação e aderir às campanhas de imunização vigentes”, disse..Josy ressaltou a facilidade proporcionada pela vacinação no fim de semana. “No caso da realização no sábado, ampliamos ainda mais a oferta e facilitamos o acesso, já que muitos não podem se deslocar às unidades devido a compromissos de trabalho e estudo”, completou.

Cobertura
Até as vésperas da realização do Dia D de vacinação, a cobertura vacinal da campanha contra a influenza na área da SRS Ponte Nova estava em 20,35%. Após essa data, com dados atualizados em 16 de abril, a cobertura vacinal aumentou para aproximadamente 23,61%.

Por Tarsis Murad