A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha participou, na terça-feira (7/5), do lançamento de uma nova plataforma que visa otimizar o acesso aos serviços de oncologia aos pacientes de 52 municípios do Sul de Minas. O lançamento foi realizado pela Prefeitura de Varginha.

O aplicativo APP Cidades irá proporcionar maior agilidade e desburocratização nos atendimentos entre as secretarias de saúde dos municípios que são referenciados para a oncologia em Varginha”, explica Adrian Nogueira Bueno, secretário municipal de Saúde de Varginha.

08.04.2024-app-oncologia-Varginha-SMS Varginha 2

A nova plataforma eletrônica de atendimento conta com suporte técnico da Conecta/APP Cidades. Por meio dela é feito o encaminhamento e a transmissão correta dos dados para avaliação oncológica e agendamento da primeira consulta dos pacientes.

A Comissão Municipal de Oncologia (CMO) de Varginha promoveu uma capacitação destinada ao responsável administrativo ou gestor de saúde de cada município. Após a capacitação, a plataforma já iniciou o funcionamento. Pela SRS Varginha, participou o coordenador de regulação, Luís Wagner da Silva.

08.04.2024-app-oncologia-Varginha-Thayane Viana 1

O coordenador explicou que, até então, o envio de documentação dos pacientes era feito por e-mail. Durante a capacitação, “foi demonstrado que, com a plataforma, essa transmissão e análise de dados será feita de forma mais ágil e segura, permitindo, inclusive, o acompanhamento em tempo real pelos municípios”. Luís Wagner destacou que este avanço é muito importante na regulação de acesso a toda a macrorregião de Saúde sul, abrangida pela Regional de Varginha.

As avaliações para encaminhamento de pacientes, pela Comissão Municipal de Oncologia, são feitas diariamente, com prazo de agendamento de até 7 dias, e primeira consulta com prazo máximo de 45 dias.

08.04.2024-app-oncologia-Varginha-SMS Varginha 3

Oncologia em Varginha
A Oncologia do Hospital Bom Pastor de Varginha é especializada na prevenção, investigação, diagnóstico e tratamento do câncer. A Fundação Hospitalar do Município de Varginha, mantenedora do Hospital Bom Pastor, é habilitada como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), com Serviço de Radioterapia e Hematologia. O Centro de Oncologia de Varginha atende a 53 municípios, sendo os 50 da macrorregião de Saúde Sul, de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha e três de outras regiões.

Por Thayane Viana de Carvalho Lenzi / Fotos: Secretaria Municipal de Saúde de Varginha e Thayane Viana

Enviar para impressão