A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre participou do Encontro Macrorregional de Enfrentamento das Arboviroses, realizado nos dias 11 e 12 de março, em Varginha. O objetivo do encontro foi abordar a gestão, planejamento, comunicação, vigilância à emergência em saúde e capacitação em manejo clínico das arboviroses. O público alvo foram gestores, secretários, coordenadores de Vigilância Epidemiológica, de Assistência à Saúde, coordenadores de Comunicação e profissionais médicos e enfermeiros.

“A realização deste encontro macrorregional abordando o enfrentamento a arboviroses no atual cenário de crescentes taxas de incidência da dengue em toda a região, assim como no estado de Minas Gerais, é de fundamental importância para a troca de experiências, aquisição de novos conhecimentos, alinhamento do manejo clínico e organização de todo o serviço. É com a união de todos que iremos conseguir combater o Aedes. Minas está unida no combate ao mosquito", pontuou a superintendente da SRS Pouso Alegre, Adriana Ferreira.

13.03.2024-Pouso Alegre - capacitação 2

A coordenadora de Vigilância em Saúde da SRS Pouso Alegre, Izaura  Sobreiro, abordou o cenário epidemiológico das arboviroses nos municípios do território. “Considero o evento de extrema relevância por demonstrar cenário epidemiológico e estratégias para controle das arboviroses nas regiões Sul e Extremo Sul. É fundamental que todos sejam responsáveis pelo enfrentamento da dengue e, apesar do número exponencial de casos, os óbitos sejam evitados pela garantia do acesso e de um manejo clínico adequado”.

O evento contou com a participação de técnicos das Regionais de Saúde de Pouso Alegre e Varginha, Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses (Cevarb) e Organização Panamericana de Saúde (Opas), além de médicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itajubá e Varginha, Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), sendo estes responsáveis pela capacitação no manejo clínico das arboviroses.

Por Otávio Coutinho - Fotos: Tatiana Vilela Pessoa / SRS Varginha

Enviar para impressão