Minas Gerais se prepara para enfrentar o segundo ano epidêmico consecutivo para dengue e chikungunya. Nos 57 municípios da macrorregião de Saúde Nordeste, até o dia 4/3, foram registrados 5.493 casos prováveis de dengue, desses sendo 1.016 casos confirmados, nenhum óbito confirmado e outros três em investigação para a doença.

Neste cenário, torna-se fundamental que ações intersetoriais e alinhadas de todas as secretarias, fundações, autarquias e empresas públicas aconteçam, em uma união de esforços do Governo de Minas, para que atuem colaborativamente com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com o objetivo de mitigar o aumento de casos e de óbitos evitáveis em decorrência de dengue e chikungunya em nosso estado.

Nos dias 6 e 7 de março, a SES-MG, por meio das Unidades Regionais de Saúde de Teófilo Otoni e de Pedra Azul, realiza um encontro com representantes das diversas regionais dos órgãos estaduais, 57 secretários municipais de Saúde, além de parceiros do Governo de Minas, para apresentar o cenário epidemiológico das arboviroses na macrorregião de Saúde Nordeste. O objetivo é a discussão e a definição de uma atuação conjunta de ações para a eliminação de focos do Aedes.

O encontro ocorre nos dias 6 e 7 de março, das 8h30 às 17h, na Fundação Educacional Nordeste Mineiro (Fenord), na cidade de Teófilo Otoni, durante o evento “Qualificação de Arboviroses: manejos clínicos e planos de contingências”, promovida pelo Governo de Minas.

Haverá atendimento à imprensa no local.

Serviço: Regionais de Saúde de Teófilo Otoni e de Pedra Azul mobilizam esforços contra a dengue e chikungunya
Data: 6 de março
Horário do atendimento à imprensa: 8h30
Local: Fundação Educacional Nordeste Mineiro (FENORD) - rua Teodolino Pereira, nº 111, bairro Grão Pará. Teófilo Otoni - MG.
Informações e agendamento de entrevistas: Assessoria de Comunicação da URS Teófilo Otoni - (33) 3087-2643 / acs.tof@saude.mg.gov.br, tratar com Déborah Ramos Goecking.
Fontes disponíveis da SES-MG:
Jacqueline Oliveira, superintendente de Vigilância Epidemiológica da SES-MG
Leonardo Figueiredo, superintendente regional de Saúde de Teófilo Otoni