Com a detecção da circulação dos sorotipos 1 e 2 da dengue nos municípios de Bocaiuva, Engenheiro Navarro e Joaquim Felício, além da confirmação de um óbito ocorrido neste ano ocasionado por dengue, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros está reforçando junto aos 54 municípios da sua área de atuação a necessidade de intensificação das ações de enfrentamento às arboviroses (dengue, chikungunya e zika). O repasse de orientações sobre a necessidade de ampliação dos atendimentos da população nas unidades de saúde e coleta de amostras para análise laboratorial, visando a identificação dos sorotipos circulantes na região, leva em conta que, entre os dias 19 e 26 deste mês, houve aumento de 167,90% dos casos notificados de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no Norte de Minas.

Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira, 26/2, pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) aponta que até o dia 19/2 haviam sido notificados 7.029 casos prováveis de arboviroses em 54 municípios que integram a área de atuação da SRS Montes Claros. Já o Boletim divulgado nesta segunda-feira revela que as notificações aumentaram para 11.802 casos prováveis.

27.02.2024-Montes Claros - Arboviroses - Ascom Prefeitura de JanaúbaNo Boletim Epidemiológico do dia 19/2 constavam 6.771 casos prováveis de dengue na área de jurisdição da SRS Montes Claros, quantidade esta que saltou para 11. 464 casos notificados até segunda-feira, dia 26. Isso representa 169,31% de aumento dos casos prováveis de dengue.

Em relação à chikungunya houve aumento de 128,96% dos casos prováveis. Saltou de 252 casos notificados na semana passada para 325 até o dia 26.

Já o percentual de casos prováveis de zika é ainda maior: 216,6%. Aumentou de seis casos prováveis notificados até o dia 19/2 para 13 casos até esta segunda-feira.

De acordo com o Portal da Vigilância das Arboviroses, mantido pela SES-MG, na área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros há 1.818 casos confirmados de dengue; 33 de chikungunya e um caso de zika. Um óbito causado por dengue foi confirmado no município de Bocaiuva e cinco estão sendo investigados por meio de análise de amostras no laboratório da Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

“Os percentuais de aumento de casos prováveis das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é preocupante visto que ainda estamos no início do ano, com alternância de períodos de chuva e dias de temperaturas altas. Isso propicia ambiente favorável à proliferação do mosquito e, por isso, os municípios precisam intensificar as ações de mobilização da população para a eliminação de focos”, reforça Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) na SRS Montes Claros.

A coordenadora do Cievs e da Vigilância em Saúde na Superintendência Regional de Montes Claros esclarece que “a circulação do sorotipo 2 da dengue preocupa porque cada vez que uma pessoa entra em contato com um vírus diferente daquele que causou a primeira infecção, o paciente terá tendência a desenvolver uma doença mais grave, com isso potencializando o risco de óbito".

Assistência médica
Além do reforço das ações de Vigilância Epidemiológica e de Saúde, durante reuniões da Comissão Intergestores Bipartite do Sistema Único de Saúde (CIB-SUS) que estão sendo realizadas nesta segunda quinzena de fevereiro, a Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros está reforçando o repasse de orientações aos gestores quanto à necessidade de melhorar e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. O objetivo é atender, o mais precocemente possível, as pessoas com suspeita de terem contraído alguma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“A atuação integrada dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) com os profissionais da vigilância epidemiológica, atenção especializada, urgência e emergência e de atenção hospitalar é de fundamental importância para garantir aos pacientes o acesso oportuno a exames e atendimento clínico adequado. Isso evitará que as pessoas evoluam para situações de saúde mais graves e haja redução da possibilidade de óbitos”, alerta o coordenador de Atenção à Saúde, João Alves Pereira.

Entre as orientações repassadas aos gestores estão: ampliação do horário de atendimento nas unidades de saúde, inclusive nos finais de semana; assegurar equipe mínima de assistência à população, compatível com a necessidade local; organização das agendas dos profissionais para as demandas programadas e espontâneas e garantir atendimentos aos casos suspeitos de arboviroses durante todo o horário de funcionamento das unidades de atenção primária à saúde; sinalização do ambiente interno da unidade, direcionando visualmente os fluxos de atendimento; colocar em prática o acolhimento de pacientes com classificação de risco e priorização das situações mais graves, além de ofertar hidratação oral na sala de espera aos pacientes com suspeita de arboviroses.

Por Pedro Ricardo / Foto: Ascom - Prefeitura de Janaúba

Enviar para impressão