O combate às arboviroses mobilizou a população e profissionais de saúde em 27 municípios da Unidade Regional de Saúde (URS) de Teófilo Otoni, na macrorregião de Saúde Nordeste. Diante do cenário preocupante enfrentado em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da URS Teófilo Otoni, promoveu no dia 24/2, a ação Minas Unida no Combate ao Mosquito.

Teófilo Otoni dividiu a ação em dois dias, 23 e 24/2. No primeiro, foram realizadas palestras e mutirões de limpeza em três escolas com a troca de materiais recicláveis por kits esportivos e, no segundo, a comunidade foi orientada sobre a dengue, na Praça Tiradentes.

Outro município que se destacou, foi Malacacheta que promoveu uma grande passeata com o objetivo de alertar à população sobre as medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Além da Secretaria Municipal de Saúde, a ação contou com a participação das secretarias municipais de Obras, Transporte, Cultura, Assistência Social e Esporte, da Polícia Militar de Minas Gerais e comunidade escolar, com apresentação da fanfarra.

24.02.2024-Teófilo Otoni - Combate ao Aedes 1

Leonardo Figueiredo, superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, explicou a importância das ações realizadas. “A parceria entre Estado e municípios é fundamental para conseguirmos reduzir os casos das arboviroses além da participação da população, que tem um papel imprescindível no controle da proliferação do mosquito por meio de medidas simples, como a retirada de focos do mosquito em suas residências”, afirma o superintendente.

Cinco municípios pertencentes à SRS Teófilo Otoni tiveram que remarcar a ação em decorrência das chuvas ocorridas nos últimos dias, inviabilizando a ação, no dia 24/2.

A programação completa pode ser conferida no site da SES-MG: www.saude.mg.gov.br/aedes

Balanço do Dia D
Durante o Dia D, nas 27 cidades mobilizadas, cerca de 13 mil imóveis foram vistoriados e cerca de 24 mil pessoas orientadas. Participaram das estratégias importantes parceiros, como secretarias municipais da Saúde, Obras, Educação e Transporte, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), Alfa Unipac e imprensa.

Para combater o Aedes é preciso que a população siga as orientações dos profissionais de saúde e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) de seus municípios e mantenham seus domicílios limpos, sem acúmulo de materiais que possam se tornar foco do mosquito. A diretora da Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, Thissiana Matos Conceição, que mora em Teófilo Otoni, participou do mutirão comunitário realizado na escola. “Essa ação veio fortalecer os trabalhos de conscientização sobre a dengue que já realizado professores com os alunos”, disse Thissiana Matos.

24.02.2024-Teófilo Otoni - Combate ao Aedes 2

Cenário Epidemiológico
Dos 32 municípios pertencentes à SRS Teófilo Otoni, 18 vivenciam uma epidemia de dengue. A referência técnica em arboviroses, Rosiane Pessoa, explica que a superintendência monitora o cenário epidemiológico na região e discute estratégias para auxiliar os municípios no enfrentamento às arboviroses. “Inclusive, uma equipe de agentes de endemias da regional, composta por dez homens, estão nos municípios com alta incidência, dando o suporte necessário quanto ao manejo ambiental, ao trabalho de conscientização da população e ao bloqueio vetorial”, pontua a referência técnica.

Até a semana epidemiológica 8 do ano de 2024, de acordo com o painel de arboviroses da SES-MG (https://www.saude.mg.gov.br/aedes/painel), na área de abrangência da SRS Teófilo Otoni, foram notificados 3.289 casos de dengue e 299 de chikungunya. Dois óbitos estão em investigação com suspeita de dengue.

Por Déborah Ramos Goecking / Fotos: Joaquim Gabriel Dias Ferreira e Fernando Velano

Enviar para impressão