Diante do cenário preocupante enfrentado em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Unidade Regional de Saúde de Sete Lagoas, promoveu, no dia (24-02), a ação Minas Unida no Combate ao Mosquito, mobilizando a população e profissionais de saúde de 29 municípios do território de Saúde da região de Sete Lagoas. Com parceria ampla da população, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Estadual de Floresta (IEF), secretarias municipais e estaduais de Educação e secretarias de Saúde foram realizadas diversas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

No município de Sete Lagoas, na região central do estado, foi realizada uma blitz educativa na avenida Múcio José Reis, em frente ao terminal urbano de ônibus da cidade. Quem passou pelo local, que concentra grande parte dos usuários de transporte público de Sete Lagoas, recebeu orientações sobre o comportamento do mosquito e como evitar que ele se prolifere. A técnica de enfermagem Elma Lima aproveitou para tirar fotos do stand montado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE) de Sete Lagoas para poder repassar a informação aos vizinhos, em casa e no trabalho.

24.02.2024-Sete Lagoas - Combate ao Aedes 2

Por atuar diretamente na área da Saúde, a técnica de enfermagem tem vivenciado diariamente os impactos da alta de casos de dengue e chikungunya em Sete Lagoas. “Eu trabalho na unidade de Saúde do bairro Montreal, mas também estou atuando no plantão da noite no bairro Orozimbo Macedo e todos os dias muitas pessoas têm chegado com os sintomas”, contou Elma Lima. Ela relatou ainda que, ao passar pela blitz educativa, foi convidada a conhecer o stand. “Então aproveitei para registrar tudo e repassar a informação. Todos precisam agir juntos para acabar com o mosquito da dengue”, completou a técnica de enfermagem.

Além de stands informativos e blitz educativas, os municípios da região de Saúde de Sete Lagoas realizaram ainda palestras e teatros nas escolas, mutirões comunitários de limpeza e ações de conscientização para a doação de sangue em parceria com o Hemominas. A programação completa pode ser conferida no site da SES: www.saude.mg.gov.br/aedes

Balanço do Dia D na região
Durante o Dia D, nas 26 cidades mobilizadas, 198.094 móveis foram vistoriados, dentre esses uma residência no bairro Kuwait, no município de Sete Lagoas, que contou com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde para a limpeza do quintal dentro da programação de mutirões de limpeza realizado no sábado (24-02).

O imóvel visitado foi identificado para receber a inspeção pela agente Ana Deise, que é referência dos bairros da região há oito anos. “Essa casa foi encontrada durante a vistoria que realizamos no trabalho diário, como existe um córrego na proximidade, nós reforçamos muito com os moradores daqui a necessidade de manter os quintais limpos, sem utensílios que possam acumular água e servir de espaço para os focos do mosquito”, relatou a agente.

24.02.2024-Sete Lagoas - Combate ao Aedes 3

Além do Kuwait, em Sete Lagoas, o mutirão de limpeza percorreu outros 21 bairros: São Francisco de Assis, Nossa Senhora das Graças, Recanto da Serra, Santa Luzia, Eldorado, Universitário, Santo Antônio, São Geraldo, Itapuã I e Itapuã II, Vila Brasil, Fátima, Boa Vista, Brejinho, Jardim dos Pequis, Canadá, Monte Carlo, CDI, Golden Ville, Jardim Primavera e Ondina Vasconcelos de Oliveira.

Fabrício Júnior Alves Teixeira, superintendente Regional de Saúde de Sete Lagoas explicou a importância das ações realizadas. “Dos 35 municípios que compõem a regional de saúde de Sete Lagoas, 29 deles (82%) aderiram a essa campanha e realizaram ações de comunicação e mobilização, com o envolvimento de entes do governo, parceiros e principalmente do cidadão. As ações de mobilização têm o objetivo alertar para que todos compreendam e, principalmente, se sintam responsáveis pela eliminação do mosquito, ajudando na redução de casos de dengue e chikungunya que tem sido registrado na região”, destacou Teixeira.

Os municípios que atuaram no Dia D do governo do Estado, na região, foram: Sete Lagoas, Pompéu, Araçaí, Cordisburgo, Santana de Pirapama, Cedro do Abaeté, Morada Nova de Minas, Três Marias, Santo Hipólito, Paraopeba, Corinto, Inimutaba, Fortuna de Minas, Maravilhas, Abaeté, Cachoeira da Prata, Monjolos, Paineiras, Papagaios, Funilândia, Biquinhas, Felixlândia, Augusto de Lima, Jequitibá, Buenópolis, Baldim, Presidente Juscelino, Capim Branco e Morro da Garça.

Cenário Epidemiológico
O painel de monitoramento de casos de arboviroses, que são as doenças transmitidas por mosquitos e outros insetos que habitam as vegetações, como o Aedes aegypti, registrou, até o dia 23/02, 7.252 casos confirmados de dengue e 4 óbitos confirmados nos 35 municípios da unidade Regional de Saúde de Sete Lagoas. O número de casos prováveis de dengue é de 15.370 pessoas, com 7 óbitos em investigação.
Em relação à chikungunya, o painel registra, também até o dia 23/02, 20.150 casos confirmados e 6 óbitos. Outros 31.495 casos da doença estão como prováveis e existem até o momento 21 óbitos por chikungunya em investigação. No território não há casos ou óbitos suspeitos ou registrados por zika.

O painel está disponível na página da SES-MG (https://www.saude.mg.gov.br/aedes/painel).

Por Nayara Luiza de Souza

Enviar para impressão