O Aedes aegypti, mosquito transmissor das arboviroses dengue, chikungunya e zika põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d'água descobertas, pratos sob vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva. O mosquito pode procurar ainda criadouros naturais, como bromélias, bambus e buracos em árvores. As altas temperaturas e o período chuvoso favorecem as condições de reprodução do Aedes e, consequentemente, aumentam os casos de incidência das arboviroses.

Diante do cenário preocupante enfrentado em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Unidade Regional de Saúde de Diamantina, promoveu, no dia 24/2, a ação Minas Unida no Combate ao Mosquito, mobilizando a população e profissionais de saúde de 29 municípios, principalmente em Diamantina município sede da macrorregião de Saúde Jequitinhonha.

Diferentes ações foram desenvolvidas pelos municípios, dentre elas blitz educativas com caminhada, realização de ação na feira livre, com orientações por meio de panfletagem, mobilização casa a casa e mutirão de limpeza.

Açao de retiradas de materiais em utilização em Diamantina

Cleya S. Santana Cruz, superintendente regional de Saúde de Diamantina, explicou a importância das ações realizadas. “O dia D foi organizado e incentivado para ocorrerem várias ações coordenadas pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina”, explicou a superintendente. Ela observou ainda que “sabemos da importância da mobilização neste momento e, junto com o Comitê Regional de Arboviroses, orquestramos a participação dos municípios para se juntar com todo o estado no enfrentamento do mosquito, a participação de diversos parceiros também oportunizou a realização das ações do Dia D”.

"O Dia D é uma oportunidade que o poder público tem de realizar diversas ações no combate ao mosquito e também conscientizar sobre a doença. Queremos que a população de Diamantina faça a sua parte, seja nas residências ou nos locais de trabalho, mantendo os ambientes limpos", reforça a secretária municipal de Saúde de Diamantina, Liliany Mara Silva Carvalho.

Combate ao Aedes no município de Presidente Kubitschek

A programação completa pode ser conferida no site da SES: www.saude.mg.gov.br/aedes

Balanço do Dia D
Durante o Dia D, nas 29 cidades mobilizadas, 4.600 imóveis foram vistoriados e, pelo menos, 13.500 pessoas orientadas. Participaram das estratégias importantes parceiros, como Polícia Militar de Minas Gerais, Idene e Superintendência Regional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Supram).

A população é o principal ator dessa ação e deve seguir as orientações dos profissionais de saúde e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de seus municípios, além da responsabilidade com a limpeza dos domicílios. O aposentado Wilson Dupim, de 73 anos, que mora em Diamantina, participou da ação de mobilização casa a casa, que contou com orientações dos agentes de endemias e comentou sobre a necessidade de ajudar no combate às arboviroses. “É importante a participação de cada um para prevenir a dengue. Cada um deve fazer a sua parte e o trabalho dos agentes de endemias está sendo muito bem feito, disse Wilson Dupim. O aposentado ressaltou ainda que vai continuar com as ações para manter sua propriedade limpa para contribuir para a eliminação do mosquito.

Cenário Epidemiológico
De acordo com os dados atualizados do Painel de Vigilância das Arboviroses em Minas Gerais (https://www.saude.mg.gov.br/aedes), a macrorregião de Saúde Jequitinhonha, até o dia 23/2, conta com 3.938 de casos confirmados de dengue, nenhum caso confirmado de zika, 35 casos confirmados de chikungunya e sem óbitos confirmados na macrorregião de Saúde Jequitinhonha relacionados a estas arboviroses.

Por Superintendência Regional de Diamantina / Fotos: Cleya S. Santana Cruz

Enviar para impressão